DESAFIANDO O " VO2MAX" DA TARTARUGA:

O que é progresso?

Dia desses um novo decreto DA PREFEITURA DE SÃO PAULO estipulou as novas velocidades viárias máximas permitidas lá no centro velho da cidade, sendo que agora só se pode andar a 40/km/hora.

E tem gente que está reclamando.

Ora, ora, ora, que injustiça do povo que nunca está contente, verdade seja dita, se em pleno bairro se faz 4,5 quilômetros em 45 minutos, então por que o povo reclama dos quarenta por hora no centro?

Alias eu acho que merceríamos uma multa por pegar o carro para andar 4,5 quilômetros em 45 minutos.

O certo AQUI é comprar... comprar... comprar automóveis e deixá-los na garagem...porque faltam ruas.

Mas dizem que isso é progresso.

Eu justifico o carro: com os nossos pés, quando mais ou menos treinados, andamos só uns 6 quilômetros por hora pelas calçadas, com bom consumo máximo de oxigênio, o que por aqui também anda em falta pela atmosfera, mas seguimos com um pouco de cansaço e com muito medo da violência urbana..

Se nem os políciais estão condicionados no exercício aérobico frente o que ocorre na cidade...o que dizer de nós pobres munícipes mortais descondicionados?

Agora vamos pensar um pouco: se a gente tiver que correr pra valer, não temos lá aquele porte de corrida atlética cidadã, entendo então que surge também entre o povo paulistano a necessidade duma nova modalidade de treinamento desportivo: correr nas academias para na sequência correr nas e das ruas de Sampa, isso sim...

MAs advirto: com otimização do vo2max em plena rarefação da poluição!

Isso não é progresso, é milagre!

E faz bem para a saúde, e claro, verão como é bom estarmos todos bem na fantástica televisão.

Mas, usemos então do bom senso do movimento de tráfego: se a cidade anda a zero por hora em muitos locais em grandes horários de pico, ara, quarenta por hora é lucro dos bons! Ganhamos um agrado!

Isso é progresso também, não é?

Penso que devemos começar a rezar para que um dia não andemos em velocidade negativa, já imaginaram andar a menos 40/km /hora? Ara, daí me desculpem, eu também vou reclamar.

Por enquanto comemoro e agradeço pela velocidade positiva de 40, que poderia ser extensiva aos onibus trens e metrô, velocidade ainda longe do zero que já é constante entre todos eles.

Não seria um baita dum progresso cinético?

Se eu conseguir meus quarenta pelo meu entorno, no carro, aplaudo em pé a cinética progressista do trânsito.

Talvez aos domingos, a meia noite pelas marginais, consigamos os quarentinha por hora...a comemorar o que também já é super progresso...

Por enquanto, tartaruga estressada por aqui ganha de longe no VO2max do mais que imóvel trânsito de Sampa.

Recomendo, para futuro próximo, bom treinamento acadêmico aeróbico para todos os cidadãos sampistas.

Mas não deixem de comprar automóveis...porque isso sim é progresso...