O ALUNO GOZADOR FAZENDO PROVA DE HISTÓRIA

No antigo curso ginasial, havia um aluno, não sei se gozador, burro, ou se tinha algum problema mental, só que suas respostas nas provas de história, eram verdadeiras heresias, disparates, patacoadas. Ao chegar ao final do ano, o professor vendo que só ele corria o risco de ser reprovado, ao distribuir as provas disse a ele:

-As provas que dou, normalmente são de apenas dez questões, mas a de hoje, vai ser de quarenta, para te dar uma chance: Se você acertar pelo menos dez, você será aprovado. Dias depois o professor entregou as provas e contrariado, reteve a prova do aluno e com ela nas mãos, fez alguns comentários sobre a mesma:

-“Balaiada”, foi uma revolução ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1840 e não uma goleada que o Corinthians deu no Palmeiras.

-Dom Pedro I era sifilítico e não filatélico.

-D. Pedro II era diabético e não aidético.

-A Guerra dos Mascates foi entre senhores de engenho e comerciantes portugueses na capitania de Pernambuco e não rixa entre camelôs nas ruas da capital.

-Tiradentes morreu num patíbulo e não num prostíbulo.

-O Marquês do Herval, General Osório, não era um plantador de “erva”.

-O marido da Princesa Isabel, Conde d´Eu não era gay.

-Fernão Dias era o “Caçador das esmeraldas” e não o traçador da Esmeralda.

-Diogo Álvares Correia foi o “Caramuru” e não o Cara de c...

-D. Pero Sardinha foi “comido” pelos índios canibais e não estuprado pelos índios.

- “ A noite das garrafadas” Não foi uma briga de boteco, mas um conflito entre os aliados do partido português favoráveis a D. Pedro I e os liberais do partido brasileiro opositores ao mesmo.

-Quando Osvaldo Cruz “desratizou”o Rio de Janeiro, ele combateu e extinguiu os ratos que transmitiam a peste bubônica, e não, “cassou” os políticos corruptos cariocas e fluminenses...

E assim foi...

Nem preciso dizer que o aluno não passou de ano...

***

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 14/10/2013
Código do texto: T4524406
Classificação de conteúdo: seguro