Conceptismo da Sociedade

Muito se diz sobre a malignidade da sociedade, esta, que corrompe pessoas, muda destinos, rasga corações. Porém, tudo tem um lado negativo a ser olhado, nos restando apenas escolher o que nos traz maior proveito com o menor número de desvantagens.

E a sociedade não é uma exceção à regra. Foi a partir dela que o que conhecemos de civilização foi criado. A inter-relação de pessoas, a troca de favores e coisas, a especialização em áreas, grandes coisas foram criadas a partir dela.

Baseado nisso, nota-se que a sociedade se adapta ao ambiente ao qual está. E esta adaptação se mostra na forma das idéias apresentadas nas artes, como a música e a pintura e na base de valores.

Como exemplo pode-se tomar a época da ditadura: as artes buscavam o sabor da liberdade, valores como revolucionário, exposição de idéias e buscar o máximo de si eram a solução a todos os problemas.

E hoje em dia? Como o mundo se comporta?

Entramos na era da tecnologia, enquanto antes a informação era difícil de ser encontrada, atualmente com um clique se consegue muito mais do que se precisa e ai cabe ao interessado saber o que lhe é útil e qual fonte lhe é mais confiável.

Também estamos num período sem guerras, não há inimigos, estes, objetivos a serem alcançados e ultrapassados. A cultura também, passa a apresentar maior homogeneidade com a globalização.

E com isso quem perde é a sociedade. Indivíduos mais preguiçosos, falta de foco e decepção.

Finalmente há uma solução: a chegada de George W. Bush, com sua guerra ao Iraque, que faz-nos voltarmos contra ele e com isso readquirir objetivos e a um preço mísero de alguns milhares de pessoas somente, nada que já não tenha sido feito antes.

Rafael Leme
Enviado por Rafael Leme em 15/04/2007
Código do texto: T450453