A ESPIONAGEM
Péricles Peçanha o premiado repórter investigativo conseguiu uma entrevista exclusiva com o funcionário da NSA, a sigilosa Agência responsável pela interceptação obtida através de sinais e criptologia mundial, principal órgão americano dedicado a proteger informações de interesse do governo. Supostamente é a maior agência de segurança do mundo. Na última década a NSA recrutou e treinou por vários meses na NASA o jegue Lindomar (nome fictício que daremos à ele por questões de segurança do entrevistado).
Os EUA percebeu que só um jegue bem treinado poderia entender e transmitir informações secretas de um país na América Latina chamado Bradernil. A NSA queria interceptar e analisar as ligações entre os políticos braderneiros. Lindomar teve um treinamento intenso por vários meses. Aprendeu a linguagem política braderneira e se infiltraria no meio político sem precisar usar disfarces devido ao grande número de jumentos e antas que encontraria no governo e no Congresso Nacional. Sua missão era fazer cara de honesto. Foi informado previamente que o meio que passaria a frequentar não escapava ninguém, todos eram corruptos. Venderiam a própria alma a qualquer preço para obterem vantagens partidárias e poder. Tinha informações do perfil de cada membro do governo, ministros, secretários e dos 513 deputados federais e dos 81 senadores. Lindomar era um "lobista" que foi muito bem recebido por todos os segmentos políticos com tapinhas nas costas. Participou de suntuosos jantares nas casas de líderes partidários e de governo ( realizados com dinheiro público, claro). Churrascos em finais de semana, viagens com verbas públicas,"reuniões de negócios...festinhas" que varavam a noite, jantares palacianos. Lindomar em nenhum momento se sentiu constrangido porque viu que entre as antas e jumentos, todos faziam parte do sistema de sempre querer levar vantagem em tudo...
Eis a entrevista exclusiva com Lindomar:
Péricles Peçanha: _Lindomar, você como um jegue, como se sente em relação aos políticos braderneiros?
Lindomar : _Na verdade me sinto envergonhado, sempre ouvi rumores de políticos antes da eleição prometerem saúde, segurança e educação. Ainda candidatos à eleição, doavam dentaduras, cestas básicas, prometiam pavimentação, saneamento básico, água e luz nos confins deste país por causa do voto; enfim...
You know? frequentando a "Ilha da Fantasia"em que eles vivem, vi o por quê de tanta ganância por cargos públicos. A Agência (NSA) descobriu uma quantia assustadora de bilhões de dólares em "Paraísos Fiscais". A NSA calculou a carga tributária sobre o contribuinte (uma das maiores do mundo). Viu o dinheiro público no bolso dos políticos através de negociatas com empreiteiras, imprensa comprada, banqueiros, lobistas...Acordos políticos rentáveis e a impunidade diante de fatos.
A plenitude de uma vida corrupta sossegada; com embargos infringentes garantidos por juízes de reputação duvidosa, indicados pelo chefe do governo ao STF. Onde não existe concurso público para a função. A toga é jogada para o alto e quem for indicado a pega, num toque de mágica se transforma em "Juíz".
Péricles Peçanha: _Me diz uma coisa Lindomar, o que de fato a NSA queria saber sobre o Bradernil? Eles queriam descobrir algum tipo de tecnologia, alguma informação crucial, qual era o motivo da espionagem?
Lindomar_ Bem, you know? Fui treinado para saber como funcionava essa engrenagem do governo. A NSA queria saber o que o governo faz com a montanha de dinheiro que arrecada com os impostos e ainda fica devendo. E também, o governo americano ainda não entendeu é como os políticos do Legislativo braderneiro trabalham de terça a quinta e votam leis sobre a jornada de trabalho do setor privado. Os americanos (e o resto do mundo) não entende como esses indivíduos corruptos e desocupados querem a Reforma da Previdência, se eles são exemplo para nada. Agora fica a pergunta: E a "Previdência" deles, eles não falam nada?
Péricles Peçanha: _Você sabe que essa entrevista não vai mais comprometê-lo, mas por motivo de segurança não divulgaremos a sua imagem e preservaremos a sua identidade. Acreditamos que você não receberá nenhum tipo de represália por nenhuma das partes, o assunto a que nos referimos é do conhecimento mundial. Agora me responde uma coisa, o que mais impressiona os americanos em relação ao Bradernil ?
Lindomar: _São muitas coisas que impressionam os americanos.Exemplos: Um país que prefere construir arenas de futebol mas não tem hospitais para atender a população, um país continental. Não tem terremoto, não tem furacão, não é coberto pela neve no inverno, não é dividido por etnias, nem radicais religiosos, nunca foi destruído por alguma guerra, tem riquezas naturais, tem abundância de água, o território é imenso e produtivo, se plantar feijão no meio do asfalto nasce. Possui belas praias, tem sol o ano inteiro e não consegue crescer por causa do câncer que esvazia os cofres publicos e assola a nação: o político. É isso que impressiona os americanos. O território é tão rico, mas infestado por essa praga corrupta. Nada há de surpreendente aí, you know? É a maior organização criminosa que já existiu em todos os tempos.
Péricles Peçanha: _Você se arrepende de ter sido recrutado pela NSA e ter espionado o Bradernil passando as informações para outro país, não se envergonha do que fez?
Lindomar_ Eu me envergonharia se há muitos anos atrás fosse estudante universitário lutando contra a "ditadura" (eu diria 'governo militar') fazendo treinamento de guerrilha em Cuba e Argélia; empunhando armas, assaltando bancos e participando de sequestros, mortes, em busca de um ideal que se chama comunismo. Se hoje eu fizesse parte desse governo corrupto... disso me envergonharia também. São os mesmos "estudantes" do passado que estão no poder agora. Aqueles do "Tortura nunca mais...Diretas já", aqueles que faziam passeatas, que clamavam por vida digna. Esses traidores da Pátria, assaltaram a Nação, quebraram o país. Hoje apregoam a grande falsa ideologia. Abominam a "ditadura" que enfrentaram quando eram jovens. Mas apoiam a ditadura do facínora chamado Fidel Castro; apoiam Evo Morales, Nicolás Maduro; apoiam Kim Jong-un, ditador da Coréia do Norte. Boa parte do povo braderneiro ainda idolatra um ex sindicalista de nove dedos que nunca trabalhou e nem estudou. Artistas, jornalistas, recebem incentivos generosos para promover a discórdia. Falam do comunismo com entusiasmo, mas adoram Nova York e Paris...
Péricles Peçanha: _O que você acha do Congresso Nacional do Bradernil, e você pretende continuar vivendo aqui?
Lindomar_ Eu não acho, eu tenho certeza que é uma piada. Motivo de chacota para os Estados Unidos e o mundo. O Congresso é super eficiente, ele mesmo rouba (e ri do eleitor), ele mesmo investiga (e ri do eleitor) e tem o dom de absolver ele mesmo ( gargalhando do eleitor por que sabe que neste país tudo termina em pizza)...Esses políticos caras de pau tem a intrepidez de conceder aumento de salários a eles mesmos. Por isso, you know? estou indo embora, voltando a viver num país sério ! A corrupção para alguns países, se resolve com a pena de morte.
Péricles Peçanha: _Obrigado Lindomar, que os bons pastos verdejantes de um país sério o recebam. Boa sorte!
.