De como a preguiça originou a filosofia e outras condições humanas

Nada de Sócrates, Platão ou outro filósofo moderno. Moderno? Sim. Moderno. A primeira questão filosófica nasceu muito antes, quando o homem ainda não era bípede. E nasceu justamente da preguiça. O primeiro homem pré-histórico que sentiu fome ou sede e teve preguiça de "correr atrás" lançou a questão fundamental da vida: "Por que tenho que fazer o que não quero para sobreviver?". Não nessas palavras, porque acho que não existiam palavras quando este primeiro questionamento nasceu da preguiça original. Mas o sentimento filosófico foi plantado neste exato momento.

O materialismo também é resultado da preguiça. Quando o homem pré-histórico, após sentir a preguiça original, percebeu que, tendo provisões, não precisaria "correr atrás", começou a exploração do semelhante e a gana por ter sempre mais. E as fêmeas passaram a aceitar mais facilmente os varões mais capazes de juntar provisões, pois eles tinham mais tempo para elas, já que não precisavam sair em busca da subsistência. Então, os machos passaram a se sentir mais importantes, desenvolvendo a cultura do juntar e economizar, tornando-se chefes de bandos, donos de empresas, banqueiros, presidentes, monopolizando inclusive as melhores fêmeas... E assim se fez o capitalismo e a sociedade machista na qual vivemos.