PLANEJAR A VIDA

"A única certeza que se tem quando se realiza um

planejamento, é a de que nada ocorrerá

como planejado." - (Lúcio Costa /

Arquiteto Urbanista; autor do Projeto do Plano

Piloto de Brasília.)

Eram dois amigos.

Estudaram juntos até o ensino médio; na mesma turma.

Um graduo-se em direito, faculdade de primeira linha.

O outro sentou-se na calçada, em cadeira confortável e abriu uma latinha de cerveja.

As opções afastaram-os.

O outro especializou-se em tributação, matéria mais árida do que o solo da lua.

O amigo continuou a abrir latinhas de cerveja.

Um tornou-se profissional muito procurado.

Trabalhava muito.

Ganhou dinheiro e comprou um Corcel 86, vermelho, pneus "faixa-branca".

Bem material para compensar sacrifícios.

Representação para posicionar-se acima do seu semelhante.

Com essa ideia inconsciente na cabeça resolveu passar aonde sentava-se o amigo.

Buzinou fon-fon-fon para o bonachão, rodeado de latinhas vazias de cerveja.

Acenou e foi-se embora.

O outro o correspondeu abrindo mais uma latinha.

Depois de um ano de trabalho e sacrifício o outro trocou o Corcel por um Opala.

Maravilhoso.

Saiu da concessionária e foi direto aonde estava o amigo.

Fon-fon-fon, aceno com a mão esquerda, um como-vai?, coisa-e-lousa; caminho que segue.

O outro celebrou com mais uma latinha de cerveja.

Roda-viva, responsabilidades, muito trabalho, casamento, filhos, parentes, presentes, luta por posição social, plano de saúde, estresse, etc-e-tal. Nada impediu o CDF a continuar trocar de carros todos os anos.

Seguia a moda.

Carro americano, depois alemão, francês, italiano, coreano, chinês e japonês.

E a passar todos os anos a fon-fon-nar ao amigo bebedor de cerveja.

Até que,... pasmem!

Aboletado na última aquisição, máquina-moderna-de-arrancar- coruja-do-oco, passou por onde se encontrava o amigo e...

não o encontrou!

O pimpão viu-se alijado do seu prazer favorito:

apresentar ao amigo fracassado o simbolo da sua conquista.

Embatucou-se.

Sem saber o que fazer, continuou a passear pela avenida.

Decepcionado, porque, dessa vez, não fora visto e admirado pelo amigo.

Mas a decepção foi logo substituída por outra.

Ao parar num sinaleiro, ao seu lado emparelho-se um carro inglês arrasa-quarteirão, tipo modelo "RR-AAA-Elegange-Mec-Classic-XBOTQualquer-coisa-corre-que-a-Rainha-corre-atrás", lindo de morrer.

E a janela do maravilhoso veículo abriu-se

e... e.... e.... e... e...

Tcham, tcham, tcham, tchaaaaammmmmmmm....

O folgado da cerveja estava ao volante.

Espantado o CDF gritou:

____ Como você conseguiu comprar?

E o beberrão:

____ Vendi as latinhas !!!

Lúcio Costa estava errado, planejamentos costumam dar certo. O que acontece é que planejamento é busca de resultado e nem todo se alcança através de bons modos e maneira edificante.

Que o digam os políticos do Plano Piloto, que ele mesmo planejou.

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Setembro - 2013

Obrigado.

Sajob
Enviado por Sajob em 10/09/2013
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