SUCATA


Esquizofrenia pode ser considerada como quadro de loucura. O indivíduo não fala nada com sentido, algumas vezes apresentando um quadro de agressividade, tem descuido com sua aparência pessoal e dificuldade de conviver socialmente. Trata-se de uma doença mental complexa que agrega quadros de diversidade sintomática. A pessoa isola-se do convívio social, a morosidade e a indecisão são sinais característicos. As principais alterações ocorrem no pensamento, percepção, afetos e ações inesperadas. Em muitos dos casos há necessidade de internação para tratamento, incluindo medicamentos anti psicóticos. O acompanhamento médico abre importantes possibilidades para reintegração social dos pacientes.

A função do psiquiatra Dr. Félix Feitosa era avaliar os mais diferentes tipos de transtornos psiquiátricos- esquizofrenia, depressão, transtorno afetivo bipolar, de personalidade, inclusive elaborava um plano para  tratamento e
continuidade pós-alta.

Naquela terça feira de sol ele estava com 13 pacientes em frente a piscina vazia do sanatório para um teste.
_Atenção para a contagem, quando eu disser "já" vocês vão saltar na piscina e vão nadar...-Os pacientes aguardaram a palavra.
_Já...-Os 12 saltaram na piscina vazia e nas suas mentes estavam nadando. O dr. Félix foi até o paciente Severino (apelido Sucata) que não
saltou e quis saber o motivo.
_ Você não teve vontade de entrar na piscina Sucata?
_Ah doutor, eu não sei nadar...
_Muito bem Sucata...- O doutor fez uma anotação no prontuário dele.


Meses depois o Dr. Félix ia passando pela calçada que levava a outra ala do hospital quando viu Sucata fazendo um serviço incrível de alvenaria. Viu os tijolos, a massa preparada e o paciente muito concentrado no que estava fazendo, ele notou o serviço de profissional; era uma mureta entre a calçada e o gramado...
_Sucata, bom dia...o que é isso que você ta fazendo?
_ Ah doutor, eu tenho percebido as pessoas com preguiça de seguir na calçada preferirem cortar caminho pisando no gramado, veja como não tem grama onde elas pisam. Percebendo isso resolvi ir no setor de serviços gerais do hospital. Expliquei o que estava acontecendo e eles me deram o material para fazer essa mureta, assim essa gente não vai mais cortar caminho e danificar a grama, veja como está horrível doutor...com essa mureta alta duvido que vão cortar caminho por aqui.
_Mas Sucata, me diz uma coisa, alguém disse pra você fazer isso ou você teve essa ideia sozinho?
_Não doutor, foi ideia minha mesmo, acho covardia as pessoas matarem o gramado se existe a calçada, dessa forma elas não vão mais pisar na grama, tenho certeza que o gramado vai voltar a ser o que era.
_Olha Sucata, estou realmente admirado com a sua atitude, vejo que está apto para reintegração social, seu progresso tem sido espantoso. Vou agora mesmo falar com o diretor para que você seja liberado. Eu tenho percebido suas atitudes há tempos.
_Ah doutor, eu na verdade nem sei o que eu estou fazendo aqui, me considero normal. Tanto que eu queria ouvir isso, voltar ao convívio familiar e o senhor me dá essa boa notícia, não sabe como estou feliz...
_ Deixa comigo Sucata, vou agora mesmo falar do seu caso com o diretor, você será reintegrado à sociedade. O doutor Félix seguiu satisfeito com o progresso do paciente, viu que o tratamento desenvolvido estava sendo um sucesso. Tinha caminhado alguns passos quando de repente sentiu o golpe forte na cabeça, virou-se meio atordoado, olhou para o chão...era quase metade de um tijolo, tinha recebido uma cacetada na cabeça...
_O...q...q.. que que foi Sucataaa...? -gritou ele bastante tonto...
Sucata respondeu com voz alta, piscando os olhos e sorrindo...

_Ô doutor... não vai esquecer de falar com o diretor, tá?- disse Sucata.






.
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 09/09/2013
Reeditado em 09/09/2013
Código do texto: T4473661
Classificação de conteúdo: seguro