No escurinho do cinema

__Os verdes estão livres,os vermelhos ocupados.

Olhei a tela do monitor e não gostei do que vi.Todos os lugares mais distantes da tela já tinham sido ocupados;restavam algumas poltronas vazias na parte intermediária da sala de projeção,a maioria no meio da fileira,o tipo de lugar que só vale a pena comprar se você estiver acompanhado,o que não era o meu caso.

Por sorte,encontrei uma cadeira livre na ponta de uma das fileiras.

__Quero a 20 L__disse eu sorrindo,enquanto entregava meu cartão de crédito.

__Digite a senha__pediu a funcionária do cinema ao estender-me a maquininha na qual meu cartão estava inserido.A mulher trazia no rosto uma expressão que dizia claramente :"Quero sair logo daqui!"

Não sei vocês,leitores amigos,mas eu preferia quando as cadeiras não eram numeradas.A pessoa comprava o ingresso,entrava na sala com antecedência e escolhia um bom lugar.Caso algum chato(ou chata) sentasse perto de você,era só mudar de poltrona.Se a sala estivesse cheia,o remédio era aguentar ou ir embora.Não citei a opção "partir para a violência" por que não devemos alimentar nossa alma com sentimentos primitivos e sombrios.

Depois de uma rápida visita ao banheiro e da compra de um Mentos,estava eu instalado em minha cadeira(nerd!).

Aos poucos,a sala foi enchendo.Um casal que sentou ao meu lado devia estar com muita fome,pois o homem trazia dois sacos de pipoca extra grande e a mulher segurava dois mega copos de refrigerante que deveriam conter mais de um litro cada um do líquido açucarado.

Não teria sido melhor que eles tivessem ido jantar antes?

Minutos depois descobri,pela conversa dos dois,que eles já haviam comido duas pizzas de mussarela(Cada um com o seu pecado.Os vigilantes do peso e a cirurgia de ponte de safena estão aí para isso mesmo).

Para minha supresa,de repente a mulher virou-se para mim e perguntou,depois de olhar por várias vezes a sua volta:

__Aqui vai passar "Os Smurfs 2"?

__Não__respondi atônito__Aqui é a sala do "wolverine imortal".

__Bem que eu desconfiei__lamentou ela,batendo com uma das mãos na coxa roliça__Não tinha nenhuma criança...Vamos Antônio!Entramos na sala errada.

E lá foi o casal glutão para outra sala carregando aquelas bombas calóricas.

No minuto seguinte outro casal,esse em boa forma e sem guloseimas,sentou nos lugares que haviam sido dos glutões.Sincronismo puro,pensei.Se tivessem chegado alguns segundos antes,teríamos aquele constrangimento que acontece sempre que alguém ocupa o lugar errado.Menos mal.

O filme começou.O novo casal também.Começou a conversar.Uma conversinha baixa,é verdade,mas que atrapalhava minha tentativa(e acredito que a de várias outras pessoas),de entrar no filme,se é que vocês me entendem.Os cinéfilos sabem do que eu estou falando.

Transcreverei alguns trechos do colóquio.A mulher falava:

__Rubens;sabia que a Marinalva separou do Bernardo?

__Não!Quando?

__Há uns três meses mais ou menos.

__Que chato...

__Eu sei o que é isso de separação__continuou a mulher__Tirar toda a roupa do armário e colocar numa mala,pegar sua escova de dentes no banheiro,devolver as chaves...

__Você sabe?__interrompeu o homem,demonstrando surpresa__Como?Você já foi casada?Eu não sabia!

__Bem,eu...__o tom de voz da mulher era o de quem deixara escapar um segredo mortal__Eu nunca te contei;mas eu morei com um cara por três anos...Era muito novinha...

E eu só queria ver o filme!Agora era obrigado a ouvir aquela historinha paralela.Pensei comigo:Pode se preparar meu chapa,acho que essa vai ser a primeira de muitas revelações.

__Isso não foi correto da sua parte Jaqueline.Eu sempre fui cem por cento honesto com você!__rebateu o homem,elevando o tom de voz.

Ninguém é cem por cento honesto com os outros,ponderei com meus botões;as vezes é preciso,desde que ninguém saia prejudicado,esconder parte da verdade para que as coisas corram bem.

Na tela,wolverine ia ficando sem poderes;era agora um wolverine vulnerável.

Rubens também estava vulnerável e pedia explicaçôes à esposa que havia sido-lhe infiel retroativamente:

__Eu quero saber de tudo!Você vai me contar tudo!Tudo!__o tom de voz estava mais alto.

Como num ritual,a cada dois minutos o casal trocava frases tensas.

O filme chegava ao seu clímax.Wolverine cortava o próprio peito e arrancava com as mãos o parasita que roubava-lhe a saúde e os poderes.Agora você vai ver o que é bom,Samurai de adamantium.

Sabendo dos detalhes,Rubens esperava arrancar de seu peito o ciúme que o corroía.Ledo engano:

__Você conheceu o cara aonde?__o tom de voz era claramente incompatível com o local.

Foi então que uma voz ecoou pelo cinema:

__VAMOS PARAR COM ESSA PALHAÇADA AÍ!!!EU QUERO VER O FILME PORRA!!!!!

Era uma voz grave,poderosa;como se pegássemos a voz de Nelson Gonçalves e a mixassemos para que ela ficasse quatro vezes mais grossa.

Inibido por aquele trovão vocal,Rubens calou a boca.Alguns minutos depois os dois retiravam-se da sala.O filme perdera toda a graça para o casal.

Sem o falatório,todos puderam acompanhar melhor a vitória do herói imortal sobre seu oponente.

Esperando para ver se aparecia alguma cena depois dos créditos(o que realmente aconteceu),pude descobrir a identidade do dono da voz de Tenor dramático.

Um casal que ia saindo parou para ver a tal cena ao lado de minha cadeira.

A mulher era gordíssima,do tipo dona redonda,e o homem era um careca baixinho,que deveria pesar,no máximo,uns sessenta quilos.

__Você espantou aqueles chatos,Claudinho!Eu te amo!__disse a mulher,enquanto dava um beijo na bochecha do carequinha.

O homem respondeu com a voz de trovão,que era difícil acreditar que saía daquela boca:

__Você sabe que eu não tolero falta de respeito!Comigo é assim:escreveu não leu,o pau comeu!

Em certas situações,realmente é melhor que a verdade não se mostre em sua plenitude,concluí.Se o cara que estava falando alto tivesse visto o carequinha,certamente não teria obedecido e continuaria atrapalhando a diversão de todos ali.A escuridão acrescentou uma névoa de mistério à voz e potencializou seu efeito intimidatório.

Mais tarde,voltando para casa,não pude deixar de pensar no casal brigão.Teriam eles se reconciliado?

Lembrei então que wolverine perdera o adamantium de suas garras durante a luta final,e elas haviam voltado a ser de osso.Frágil osso.

Como ele iria enfrentar os perigos que certamente apareceriam no próximo filme da franquia?

Meu Deus!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 08/09/2013
Código do texto: T4472562
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.