A HISTÓRIA DO HOMEM 4
Nessa época (Renascimento), os artistas e poetas dependiam da boa vontade de reis e príncipes para sobreviver, tanto que viviam puxando o saco deles, ou dando nomes elegantes a eles, como Felipe, o Belo; Carlos Magno( ou o Grande,nossa!); Carlos, O calvo ( é dos carecas que elas gostam mais!) ; Pepino, o Breve (opa!); Lotario ( o nome já diz tudo); nesse meio tempo aparece Zé, o Chato, mas não fez muito sucesso, como era de se esperar.
Mas o maior, o best of the best, foi, sem dúvida nenhuma, Lorenzo, o Magnífico. Quando ele passava, todos assoviavam:” e aí , Magnífico?” Ele, todo cheio de si, era do tipo “rouba, mas faz” e fez muita coisa, como financiar artistas como Michelângelo Buonarrotti.
Nesse meio tempo, Colombo que, coitado, hoje é nome de geleia de mocotó, resolve descobrir a América; isto é, vai procurar um novo caminho para as Índias, pois ,nessa época , os temperos valiam uma nota, ou seja, as especiarias; lógico, vamos pensar: naquele tempo não havia geladeira e não havia comida sobrando; todo mundo sabe que comida temperada dura mais e, quando não queriam jogar fora, o tempero disfarçava o gosto de podre! Tempos difíceis; Colombo resolve então oferecer seus serviços ao Rei de Porrrtugal: “Toc,toc, toc, ó de casa, ó, pá!”. O rei não deu atenção àquele italiano maluco, que punha ovo em pé, tanto que ele foi então à corte de Isabel de Castilha; chegou no quarto da rainha (eeeepa!!) e convenceu-a a empenhar as jóias da coroa ( uma explicação- a coroa não era ela, bem jeitosa, por sinal, mas a coroa espanhola). Com isso financiou a expedição e fizeram aquela musiquinha”vinham três caravelas, a Pinta, A Nina e a Santa Maria.”
Colombo então saiu por aí, e, devia ser míope, pois descobriu a América, mas achou que tinha chegado às Índias; chamou todo mundo de índio, por causa disso e, por que essa fixação por “descobrir as índias” ninguém sabe até hoje. Mas a maior injustiça foi darem o nome do continente, não a ele, mas sim ao banqueiro fiorentino que financiou expedições, Américo Vespúcio; talvez já soubessem que os estadunidenses chamariam seu país e o resto do continente de América, como se fosse deles somente. E o Colombo ficou vendo as Índias.
Nesse meio tempo, Vasco da Gama, futuro clube lusitano, faz realmente o caminho para o Oriente ; portugueses e espanhóis resolvem dividir o mundo entre si e fazem o Tratado de Tordesilhas; imaginem lusos e galegos, reunidos, uns comendo bacalhau, outros paella: “300 léguas a oeste de Cabo Verrde” “Léguas lusas ou hispânicas?””lusas, hispânicas”. E voou bolinho de bacalhau pra todo lado, e até hoje não se sabe onde passa esse meridiano, talvez ali perto de São Vicente...
Mais tarde trataremos da colonização; no próximo capítulo, o “século das luzes”; não, não inventaram a conta de luz ainda.