A RESSACA

Era fim de semana , para aliviar o estresse ele resolveu esticar o Happy Hour, bebeu a noite toda. Acordou na manhã seguinte enjoado, com dor de cabeça. A ressaca não lhe permitia articular direito os pensamentos. Lembrava-se apenas do compromisso de viajar para a praia, ver o imóvel pesquisado na Internet. Seguiu cambaleando até o banheiro, quando olhou-se no espelho viu o estado lastimável . Acabou mijando fora do vaso. O banho ajudaria recompor-se.
Nauseado, ligou o carro e pegou a estrada. No percurso foi pensando nos planos de mudar aquela vida agitada que tinha.

Manoel era de origem asiática, na grande metrópole, trabalhava numa financeira. Estava exausto, não suportava mais perder tanto tempo
no trânsito, a correria, buzina de motos e a agitação colaboraram grandemente para seu desgosto de não ter a válvula de escape. Precisava de descanso, queria fugir da cidade. Calor, sol e mar sempre lhe deram sensação de liberdade e o espaço conquistado, era sonho calculado.

Ao longo da rodovia viu luzes vermelhas piscando, foi reduzindo a velocidade, à frente tinha uma blitz na saída do túnel, o guarda fez sinal pra parar, ao se aproximar o policial rodoviário o encarou, sorriu e disse:
_"Pode seguir, seu Miguel e boa viagem". Mesmo não sendo Miguel ele não vacilou, a sorte estava do seu lado. A validade da carga do extintor do carro estava vencida. Se livrou da multa.


Chegou atrasado, o corretor esperava impaciente para levá-lo ao imóvel. Na saída da imobiliária foram abordados por um senhor que estendeu a mão para Manoel dizendo:
_Miguel, há quanto tempo, vamos marcar uma pescaria em alto mar...
_O senhor está a me confundir, sou Manoel...
_Nossa, jurava que era o Miguel, como parece, desculpa. Que raios, segunda vez que estão a me confundir com "Miguel" , pensou Manoel.

No imóvel, o corretor fez propaganda como se o apartamento de frente para o mar fosse na praia mais cobiçada do mundo...
_Uma excelente aquisição seu Miguel...
_Ó pá, é Manoel, estás a me chamar de Miguel, num sabes?
_Ah, desculpe seu Manoel, seus olhos puxados me lembra alguém...por isso confundi...mas como eu ia dizendo seu...Mig..ops, Manoel...

Manoel gostou do imóvel, ficou combinado regressar próxima semana para fechar negócio. Antes de voltar para casa, decidiu conhecer melhor as ruas, o comércio ao redor . Por onde seguiu a pé, percebeu pessoas lhe acenando, carros buzinavam, crianças gritavam, "Miguel tum tum tum, Miguel tum tum tum, Miguel.."  era saudado por jovens, do outro lado da rua quem passava chamava..."aí seu Miguel...beleza seu Miguel..." Ele voltou para casa e desistiu do negócio. Passou o domingo inteiro sem sair tentando lembrar o que tinha bebido na sexta..."raios, não estou a lembrar-me, tomei todas, mas que bebida bebi pra ficar com essa enxaqueca não sei, ora pois, e que raios me confundiram tanto com esse tal de Miguel, nem sei de quem se trata, ó raios !"


Na segunda, caminho para o trabalho o semáforo fecha. A buzina insistente chama sua atenção, ele abre o vidro, olha e a moça grita:
_Miguel, você sumiu, me liga caramba...some não, to te esperando lá...to com saudade de tu, tenho uma surpresa, beijo meu '"japa" gostoso...fui. O carro dela sai em disparada quando o sinal abre. Manoel pensa, -"Sinceramente, não estou a entender, num sei quem é a rapariga..?"

Confuso, Manoel chega ao trabalho e recebe o cumprimento do porteiro:
_ Bom dia seu Miguel...Manoel para (não estava gostando da história de ser confundido com outra pessoa), Volta e responde ao funcionário:
_ Por que me chamastes de Miguel se meu nome é Manoel...ô pá?
_ Meu primeiro dia aqui senhor, me passaram a hora da sua chegada, suas características de nissei, foto, e o seu nome, Miguel...
_Estás enganado gajo, meu nome é Manoel, sempre foi, desde que nasci, veja meu crachá, ora pois...O porteiro concorda movendo positivamente a cabeça, mas ele mostrou tão rapidamente que o rapaz leu Miguel no crachá, ao invés de Manoel.

Manoel é o primeiro funcionário a chegar na empresa, fica pensando qual atitude melhor para sua carreira, continuar ou jogar tudo para o alto. A caminho da sala do gerente geral, no corredor, o colega o cumprimenta:
_"Bom dia seu Miguel...!"
Manoel resolve radicalizar, vai até o RH e pede demissão. Mudar de estado, isso mesmo, juntar as economias e viver a vida. Quem sabe investir numa padaria...Pesquisou a cidade do nordeste que sempre quis morar, onde faz calor ano inteiro. Durante a vida Manoel sempre acreditou nos sinais, o fato dessa galera confundi-lo com outra pessoa era o sinal que precisava  para respirar novos ares bem longe dali. Vida nova, gente nova. Achava melhor ser indivíduo desconhecido procurando o lugar ideal em terra estranha. 


Manoel vendeu o carro e a casa. Com alguns investimentos aplicados realizaria seus sonhos. Praia paradisíaca, mar azul, sol ano inteiro, vento, Vila de pescadores, tudo perfeito para a vida quieta e sossegada. Enquanto pensava o avião taxiava seguindo para o setor de desembarque. Enfim, era tudo o que ele precisava. Ir para o hotel descansar, no dia seguinte mais 340 km de estrada e chegaria ao destino. Conduzindo a bagagem na saída do aeroporto, viu o motorista do táxi sorridente acenando na sua direção, demonstrando felicidade,  como se ele fosse o velho amigo retornando de viagem:

_ Boa tarde seu Miguel, vamos pra onde? Manoel estava tentando manter a calma, deixaria passar mais essa...fez que não entendeu como foi chamado.
_Ô gajo, tu podes me levar ao....De modo repentino Manoel foi interrompido por uma morena alta, de beleza estonteante, olhos azuis, olhar sério e muito nervosa gritando com ele...
_ Miguel, seu mal caráter, por que me deixou falando sozinha e nem se despediu, nem um telefonema, nada, não mereço isso, fiquei plantada te esperando, seu canalha...seu ingrato, te amo tanto, estou falando com voc..Migueelll...
Ela ficou apavorada vendo o corpo dele desabar...



Manoel viu tudo girar, suor gelado tomando conta do corpo, formigamento do lado esquerdo do peito, amargo na boca, aquela mulher, gritos transformando-se em sussurros,  a praia, seus sonhos a realizar, o mar de confusão....tudo estranho, muito sinistro, viagem...imagens se misturando, tudo escurecendo...o corpo perdendo as forças e a queda...

Os paramédicos fizeram de tudo para reanimá-lo com o desfibrilador ligado, várias descargas no tórax para reverter a fibrilação cardíaca, quando Manoel deu sinais de vida, foi um salto para frente, a alegria foi geral, Manoel não queria partir, não era o seu momento, precisava viver, sim, ele voltara para a vida..a pulsação, o coração...ele estava vivo...a equipe vibrou, médico, enfermeiro, as pessoas observando aplaudiram, enquanto outras choravam, alguns rezavam agradecendo...a morena arrependida torcendo para o seu amor voltar... Manoel abriu os olhos, esboçou um sorriso...quando o médico disse:
_ Nossa, seu Miguel, que susto você nos deu...pensamos que ia...
Miguel fechou os olhos e...O médico desesperado falava chacoalhando o corpo inerte, tarde demais.
_"Seu Miguel, faz isso com a gente não, não...seu Miguel volta...Migueeelll."
Cabisbaixo, tentando esconder as lágrimas o médico confirma o óbito:
_ Infelizmente, nosso querido Miguel nos deixou...

 Houve minuto de silêncio e lamentação geral...




No céu, Manoel aguardava a vez, a paz enorme que sentia permitia isso, o perfume no ar, harmonia. Foi chamado...vagamante se lembrava de quem tinha sido...seu nome prevalecia forte no pensamento...
_"Você"... O anjo chamou, tinha a lista na mão e foi conferindo os nomes...
_ Seu nome na Terra era...M...
Manoel adiantou-se falando antes do anjo continuar...respondendo apressado, soletrando em seguida, para não haver margem para dúvidas:

_  Manoel foi o meu nome,ô pá...M.A.N.O.E.L, Manoel Joaquim da Silva foi meu nome na Terra desde que nasci, ora pois...
_ Momento, deixa eu ver aqui...hummmm. Momento, mais um momento, a conexão ta lenta...hummmm....ok, você tem crédito, sua entrada está aprovada seja bem vindo seu...
_Manoel, Manoel Joaquim da Silva...Disse o oriental de olhos puxados.

_Sim, sim, tem um detalhe - disse o anjo. Todos que entram por essa porta recebem novo nome...é Lei irrevogável no céu.
_ Ih é, essa num sabia....ora essa...me diga lá, ô pá, Disse Manoel...
_ Seu novo nome é...MIGUEL. Doravante, ô gajo, chamarás, irmão
M.I.G.U.E.L,  sejas bem vindo ao céu, ó MIGUEL !
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 30/07/2013
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T4411059
Classificação de conteúdo: seguro