Um dia na vida de um Pão-duro,Unha-de-fome,Mão-de-vaca.........

Vladimir acorda as seis e meia da manhã e trava a campainha de seu despertador,comprado no saldão de uma loja de eletro-domésticos. O relógio é quase perfeito, tirando o fato de estar totalmente enferrujado por fora.Saldão é fogo.Mas Vladimir não liga,o importante é que o apetrecho o acorde todo dia na hora certa.A estética que se dane.

A "figura" sai da cama e vai fazer o café da manhã.Abre a geladeira e pega pequenas embalagens,com porções unitárias de queijo,goiabada e geléia,tudo "furtado" no bingo na semana anterior.Cada ida à casa de jogo proporciona-lhe uma semana de desjejum grátis. Enche um copo com iogurte natural, cortesia de seu irmão ,gerente de uma distribuidora de alimentos.Depois do café,vai até o banheiro,passa fio dental e escova os dentes .Seu sogro,um vendedor de produtos de higiene oral,toda vêz que vai visitá-lo, sempre traz "toneladas" de amostras grátis.

Agora,ele tira a roupa e entra no chuveiro.Deixa a água correr por exatos trinta segundos e a fecha ;Ensaboa-se,usando um sabonete formado por vários pedaços de côres diferentes,que ele encontrou no banheiro do clube onde joga futebol.O "mão-de-vaca" tira os cabelos e outras "impurezas" de cada pedaço,aglutina-os com água e,voilá,eis um sabonete novinho em folha.

Terminado o banho,Vladimir veste-se,Dá um beijo na esposa,faz recomendações para a "patroa" não gastar muita luz e água,e vai para sua loja.Chegando lá,toma conhecimento que seu funcionário mais antigo,Tobias,Quebrou uma lâmpada ao trocá-la.Imediatamente anota em seu livro de contabilidade:Descontar dez reais do pagamento do Tobias,pela quebra de lâmpada fluorescente.

Na hora do almoço,vai no restaurante à quilo de sempre,aquele que dá uma balinha como brinde.Evita pegar carne com osso,para não pagar um peso que não vai comêr.Na hora da conta,convence a funcionária a dar-lhe duas balinhas,pois é cliente diário,diz ele.Uma bala ele come de sobremesa .Um doce após a refeição é sempre bom. A outra bala, ele guarda todos os dias para ,no final do ano,fazer vários saquinhos,e distribuí-los entre os garis,o carteiro e o homem do gás,evitando assim,ter que dar dinheiro para a caixinha de cada um.

Voltando do almoço,constata que o boy comprou uma latinha de coca-cola,com o troco do dinheiro da passagem,dado por Vladimir, para ele ir entregar um documento ao contador da firma.Tudo bem que estava mais de trinta e oito graus ,e o trajeto de ida e volta até a Rio Branco(endereço no centro do Rio de Janeiro)era longo,mas existem vários prédios na cidade que possuem bebedouros no seu interior .Não custaria nada para o boy entrar num deles e beber um pouco d'água,que é,todos sabemos,o melhor remédio contra a sede.Vladimir anotou no seu caderno:Descontar um real e cinquenta centavos do salário do boy,por bebida desnecessária durante o horário de trabalho.

No final do dia ,Vladimir fecha a loja, dá boa noite aos seus empregados,que respondem monossilábicamente,quase grunindo.O sovina pensa:"gente mal educada".

Ao saltar no ponto de ônibus em frente a sua casa, Vladimir está contente,pois mais uma vêz conseguiu viajar de graça,usando o passe de idoso do pai,adulterado com uma foto de Vladimir usando uns óculos fundo de garrafa,que o envelhece vinte anos.Antes de pegar o ônibus, o "unha-de-fome" tira o artefato ocular do bolso ,pôe no rosto,e fica fiel à foto do documento.A sua interpretação de idoso faz o resto.

Chegando em casa,toma banho com o mínimo de água possível,vai na cozinha,acende o queimador do fogão,com um fósforo preparado por ele (dividido no meio com gilete ,duplicando a capacidade da caixa) ,esquenta as sobras do empadão do jantar do dia anterior, janta ,assiste um pouco de TV ,e vai dormir.

Na cama,a esposa está toda assanhada, louca para que ele cumpra suas obrigações conjugais. Ela já passou dos trinta, e quer logo um filho.Mais despesa,pensa Vladimir.O sovina disfarça,vai no banheiro e toma aquele comprimido azul, que garante a sua performance sexual. Diferente da comida ,escova,foi-dental,sabão e passagem de ônibus ,por esse comprimido ele pagou .Apesar de ter uma tia farmacêutica,o orgulho não permitiu ao "mão-de-vaca" pedir amostra grátis a ela.Além do mais,Vladimir está plenamente confiante que essa dificuldade "erótica" é passageira.Curiosamente,quanto maior é a economia que ele faz no seu dia a dia,mais "broxa" ele fica.Na sua opinião porém,ele ainda está no lucro.Financeiramente falando,é claro.