A cara da decência.

Guanhabuzamba, a cidade onde tudo pode acontecer

e as novas tecnologias de informação

Anacleto, o secretário de comunicação entrou pela porta do gabinete do prefeito encontrando-o sentado a fumar um cigarro. Com um sorriso na boca, sentou-se em frente e disparou eufórico em tom de confidência.

- Doutor, tenho uma coisa boa para lhe propor. Muito boa!

O prefeito levou o cigarro à boca cerrando os olhos e tragando em silêncio, olhava para Anacleto.

- O senhor precisa se adequar a uma coisa que lhe trará muitos benefícios.

Calado, esperando continuidade da fala, o reservado prefeito de Guanhabuzamba limitou-se a observar o secretário que emudeceu mediante escolha de melhores palavras que iria proferir. A seguir, sem muita opção, libertou.

- Doutor, a internet, doutor! A internet! – dizia como se fosse o Arquimedes pelas ruas.

O prefeito olhou-o como se fosse de outro mundo e insurgiu.

- O que tem a internet, Anacleto? E eu sou lá homem de internet. Meu negócio é aqui no gabinete e receber esse povaréu que vem me cobrar coisas que nem prometi. Aquelas que prometi não cumpro, quanto mais as que não prometi… - e olhava a fumaça em zigue-zague evadindo pela janela. Esta que haveria de lhe causar um bom prejuízo.

- Doutor, a internet , doutor! Olhe para o futuro, doutor. É a respeito de sua carreira na capital como deputado quando sair daqui.

- Como assim, Anacleto?

- Precisamos deslanchar o seu nome na internet, doutor!

- Anacleto, deixe de bobagem. Eu preciso é de voto, não preciso de internet. Preciso é do voto desse povinho. Pra quê internet? Que bobagem é esta? – e apagou o toco de cigarro no cinzeiro, apertando-o entre muitas guimbas de muitos dias.

- Doutor, a internet, doutor! Vou explicar. Sãozinha, minha mulher, comprou uma maquininha de fotografia que filma. Trouxe lá de Belo Horizonte. A proposta é a seguinte – dizia com ênfase e brilho nos olhos - A gente faz uns filmes aqui no gabinete com a câmera de Sãozinha. Ela tá aprendendo a passar para o computador e joga para uma coisa chamada Youtube. Daí, doutor, a cara do doutor aparece em tudo que é lugar do mundo. Nos Estados Unidos, no Japão, na Europa. Já fiz o teste lá em casa. Filmei meus meninos, e meus primos em Newark já viram eles. Não é fantástico, doutor?

- Anacleto, e eu preciso de voto de americano agora?

Anacleto aproximou o rosto e diminuiu o volume da voz.

-De americano não, mas precisa do povo da capital… é sua campanha para deputado, doutor. A Assembléia fica em Belo Horizonte, doutor!

O prefeito tamborilou os dedos em cima da mesa, olhou para Anacleto, pensou, mirou a vista da pequena cidade pela tal janela e retornou.

- Tá bom. Você tá certo. Mas não precisa mandar para Estados Unidos ou bosta que seja. Desde que fique por aqui na região e Belo Horizonte, tá de bom tamanho.

Anacleto sorriu de satisfação e fez um gesto que indicava “deixa comigo”, e saiu pela porta. Desceu pela rua Demóstenes Salim e entrou no Bar do Viriato gritando para pouco mais de meia dúzia de desempregados que lá passavam as tardes entre jogos de baralho e uma cerveja paga com antecedência.

- Aê, todo mundo aqui. Doutor mandou dizer para vocês irem lá na prefeitura agorinha, pois precisa de um favor, e que depois paga uma grade de Skin pra todo mundo.

Um grupo de 8 homens seguiu Anacleto e entrou pelo corredor da prefeitura. Antes de bater à porta do gabinete do prefeito, deu-se início às orientações com a maquininha Sony na mão.

- Atenção, vou filmar vocês fazendo de conta que estão esperando pela vez de falar com o prefeito. Façam cara de gente séria e não olhem para a câmera. É para a campanha de deputado do doutor e quero todo mundo bem. Simbora, vai começar.

Anacleto fez as tomadas necessárias com o povo na antessala e informou ao prefeito.

- Doutor, agora a gente vai fazer o seguinte. Vamos filmar o senhor e o Jeremias aqui no gabinete. Ele está bem vestidinho e tem aparência melhor que os outros. Façam de conta que estão tratando de assuntos e problemas – olhou para fora da janela - Vou aproveitar com vocês a imagem da praça e a igreja aí atrás enquanto fazem a cena. Vai dar um ar religioso e o povo gosta.

- Certo – aprovou o prefeito, lembrando a diferença política que tinha com o pároco.

A cena foi filmada na íntegra, sem cortes e Anacleto seguiu para casa. Sãozinha, aprendiz das novas tecnologias, com alguma dificuldade, enviou o ficheiro para o Youtube e nomeou-o como “Dr. Herculano Perestrelo – a decência do nosso futuro”.

Dois dias se passaram sem que Anacleto tocasse no assunto. Assim que chegou para trabalhar na manhã da sexta-feira ouviu de dona Margarida, eterna secretária, o recado.

- Anacleto, Dr. Herculano está no gabinete a sua espera. Está lá com o sobrinho, aquele que estuda Informática em Ouro Preto.

Anacleto sentiu o chão fugir-lhe aos pés com a notícia e bateu timidamente à porta do gabinete.

- Entre ! – ouviu a voz do autarca, desta vez muito ríspida, diferente de outros dias.

Anacleto entrou constrangido e assim que fechou a porta viu o prefeito sentado em frente a um computador portátil e o sobrinho universitário em pé, ao seu lado, ambos com semblantes carregados.

- Anacleto, que merda é esta que você me fez?

- Sim, doutor…

- Sim, doutor?

- Não, doutor. Quero dizer… que eu lamento muito. É que Sãozinha se atrapalhou em qualquer coisa aí, esqueceu a senha e não consegue mais tirar o vídeo. Mas ela está se esmerando e vamos tratar deste assunto com a maior brevidade.

- Puta que pariu, Anacleto! – gritou o prefeito.

Lá fora os demais funcionários pararam de trabalhar e colocaram ouvidos em alerta. O prefeito continuou aos berros.

- Por isto que eu detesto estas merdas de internet! Eu não sou homem destas idiotices. Eu avisei, não avisei?

O sobrinho adiantou-se alarmado.

- Esqueceu a senha? Como assim?

- É … Sãozinha está aprendendo a mexer com isso e não consegue se lembrar mais…

- O senhor tem ideia de que o vídeo já tem mais de 45.000 visualizações?

- Imagino… o doutor é muito querido pelas pessoas…

- Querido? Como é que você posta um vídeo dele, com esta janela aberta e ao fundo um casal de cachorros cruzando em plena rua ? E ainda mete a frase “ A decência de nosso futuro” !

Anacleto foi afastado da prefeitura e Sãozinha não conseguiu, até ontem, recuperar a senha.

©dalmirlott 11/07/2013

Dalmir Lott
Enviado por Dalmir Lott em 12/07/2013
Código do texto: T4383913
Classificação de conteúdo: seguro