O RODO, A VASSOURA E O ESFREGÃO
_Face aos acontecimentos do nosso relacionamento. Estamos passando
por um momento crítico. Não queria que fosse assim. Você tem-se mantido distante. Se escondendo nos cantos, atrás das portas, no armário da área de serviço. Tem evitado meus olhares depois que conheceu o tal...Esfregão. Ninguém sabe nada a respeito desse fulano... Nunca falei com ele. Se esse sujeito executa a limpeza do pavimento com eficácia. Não quer dizer muito. Não tem história. Única coisa que sabemos é que veio da França.
_Olha, cansei de ser tratada como objeto. Sou uma vassoura de duras fibras. Você sempre soube disso. Sou geniosa. Luto pelo certo. Mantenho-me no meu espaço. Quando solicitada executo a minhas funções fazendo o melhor. Já cansei, sabe? Tenho certeza que foi essa bichinha do Espanador que andou fazendo fofoca. Só porque tem plumas de avestruz se acha a "poderosa". Pensa que eu não percebo os olhares dessa bicha pra cima de você e para alguns da casa? Outro dia ela estava de fofoca com o Buraco da Fechadura da Sala. Rindo como duas loucas. Até a torneira entrou na conversa e chorou de rir.
_Nunca notei. Você pode estar cometendo injustiça falando dessa forma. Ele só presta um serviço delicado. Que mal há ficar tirando pó dos móveis da casa?
_Não me refiro ao trabalho dele. Mas do problema comportamental dele. Fica com os ouvidos atentos à tudo. Depois sai espalhando por aí conversas que pegou com 'o bonde andando'. Fofoqueiro. Cuida de mais da vida dos outros. Acredita que ele estava de papo com a Escovinha do lavabo? Falava e olhava pra mim. É leviano demais pro meu gosto. Tenho quase certeza que foi ele que falou sobre o Esfregão pra você. Só porque o Esfregão foi gentil e meigo, demonstrando um carinho enorme por mim. Que mal há nisso?
_Você não tem noção. Acha certo esse tal ficar te olhando tempo todo? Vou te falar uma coisa: O Pano de chão que me alertou. Contou que esse canalha estava quase se esfregando em você. Como você admitiu, sabendo como eu sou?
_Quer saber? O Pano de Chão é outro. Sempre está na pior. Quando não está torcido no balde, está pendurado no Varal. Vocês são todos iguais, sabe...Estou cheia de ser o centro das atenções; odeio quando ficam me observando.
_Também ando cansado. Tempos atrás fui motivo de risos por toda casa. Só porque a TV estava no jornal noticiando o Rodoanel que interligará todas as rodovias de São Paulo. Todos riram. A Esponja da Pia da cozinha, o Pano de Prato, o Aspirador de Pó...Sabe o que é começar o dia e ouvir: " Fala aí Rodoanel..."
_Também não é o fim do mundo. Você ultimamente tem me deixado em segundo plano. Não me olha como antes. Noutros tempos era tratada como deusa. Tinha a sua atenção, carinho. Lembro-me quando ficávamos juntinhos na área de serviço vendo a Máquina de Lavar trabalhando e contando histórias. Éramos felizes com muito pouco...
_Não sei por que tocar nesse assunto. Você tem mania de discutir relação...
_Nada de discutir relação. Tenho percebido sua indiferença depois da semana que choveu muito. Você tinha se deslocado para o quintal. Imagino que conheceu alguma Vassoura mais jovem e moderna, com fibras resistentes. Pensa que não percebo a sua impaciência quando o tempo está nublado?
_Estou achando que foi a Toalha de Mesa da Cozinha que andou enchendo a sua cabeça. Ela fala pelos cotovelos...Falou que a Cortina estava dando mole para o Trilho, só porque estava aberta e ventava na hora.
_Melhor darmos um tempo. Será melhor pra nós dois. Você não é o mesmo Rodo que eu conheci. Já decidi. É isso que eu quero...
_Quer dizer que vai dar um tempo por causa desse....Esfregão? Vai me trocar por ele? Não acredito...Nem o conhece direito...Ele chegou outro dia aqui.
_Procurei a Pá de Lixo pra desabafar. Ela percebeu a minha necessidade premente. Me fartou de conselhos bons. Eu estava tensa me falou tantas coisas. Estou melhor agora. Porém, no firme propósito de ficar sozinha. Por enquanto.
_Mas você tem certeza disso? Sabe que eu te amo e...
_Pare por favor...nada de teatro. Já disse que preciso desse tempo...E se quiser continuar sendo meu amigo, tudo bem...
O Rodo levou um golpe. Não acreditou no que tinha ouvido.
Dia Seguinte resolveu ir ao encontro do Esfregão. Ter uma conversa particular:
_Bom dia....Es...fregão!
_Bom dia Cherryyyyyyyyy! Que bons ventos o trazem monamour!
_Como assim..."Cherryyyyyyyy..monamour"...que conversa é essa cara?
_É uma forma delicada de tratamento monamour...
_Soube que você se insinuou pra Vassoura chegando quase a esfregá-la.
_Que isso monamour, eu gosto é de Bofe. Eu me aproximei da Vassoura para tirar medidas de um 'modelito' que vou confeccionar. Meu sonho é ter um ateliê de Alta Costura e voltar pra Paris.
_ Ah tah...desculpe aí!
Moral da história: Muitas vezes perdemos a pessoa que amamos para nós mesmos!
.