PERFIL PSICOPATOLÓGICO DOS "PUXA-SACOS".

A princípio eu intencionava escrever uma crônica de humor sobre o tal assunto, e confesso, não desisti do gênero, mas se alguém chorar ao me ler, ou por ser protagonista tipológico (embora eu não tenha certeza se os puxa-sacos têm consciência da sua dinâmica puxa-saquista), ou chorar por já ter sido vítima deles...aqui já peço desculpas antecipadas.

É difícil, mas vou me esmerar para ser engraçada num assunto trágico.

Antes eu lhes digo que para escrever sobre um assunto é necessário uma das duas premissas básicas: ou observar muito, ou viver a tal situação do meio...na carne. E quem nessa vida nunca encontrou com um deles?

Se alguém me disser que nunca, então diagnostico: meu amigo, você está morto!

Bem , então vamos lá.

Primeiramente é importante saber que eles AINDA são um looooooongo cordão, de fato são. Um cordão que já virou e revirou todas as esquinas do planeta. E parece que nunca arrebenta, posto que cresce a cada dia.

Se puxa saco fosse dinheiro...a fome do planeta estaria resolvida.

Quando eu era criança, tinha um animador de televisão que cantava assim,"o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais".

Como sempre fui uma criança muito antenada me lembro que eu perguntava para o meu pai porque ele sempre cantava aquilo e o que literalmente significava "puxar o saco".

" Mas que saco eles puxam, pai?

Meu pai ficava sem graça e por mais que tentasse me explicar o fenômeno epidêmico...até hoje eu não entendi porque a expressão é essa.

Tinha também alguém que sempre dizia "corinthiano e puxa -saco tem em todo lugar".

Peço mil desculpas aos torcedores do Timão, eles não merecem essa comparação tão desrespeitosa...que me veio à lembrança.

Coheci um brincalhão que dizia assim: "chefe, se você espirrar ,saúde!"

Mas vejamos: o substantivo "saco" acrescido do imperativo do verbo puxar nos inspira as deduções mais doloridas e se eu tivesse um saco dolorido, podem acreditar, para quem nos descreve a tal dor, eu apenas chutaria o "pau da barraca" dos tantos puxadores dos sacos...que saco!

O que me intriga até hoje é que, mesmo para as criaturas desprovidas do que é chulamente designado "saco"", há os cordões semanticamente e/ou figurativamente vazios que puxam o saco até de quem não os tem.

Não é algo... doentio?

Mas quem seriam essas criaturas "puxasaquistas"?

Agora não terei como ser engraçada, porque o assunto é triste demais.

Sinto que são seres totalmente desprovidos de foco e de autonomia de vida.

São seres ao léu...do puxar qualquer favorecimento.

Contentam-se com muito pouco.

Muitas vezes são duma covardia chocante.

São dissimulados, fofoqueiros, intrigueiros ,invejosos, perigosos, vazios, inseguros, desagregadores, têm nada a acrescentar, todavia, são duma excelência a toda prova no seu ofício de puxadores...de sacos diversos.

Agregam sim, aos cordões que nunca param de crescer.

Hoje, depois de entender um poquinho das ciências humanas, lhes digo que há uma atração imensurável entre eles, posto que se identificam de bem longe entre si.

Não se trata de atração hormonal, há os que nem têm mais hormonios...também não é infecção viral, ainda bem, eu arrisco dizer que é magnetismo de aura, já que operam todos ligados numa mesma e ajustada frequência de onda maléfica.

Se alguém que me leu chorou por algum estrago incorrigível, aqui, meu amigo, eu o consolo: meu caro, sorria, você foi filmado e revelado: você não está sozinho, você tanbém faz parte dum outro cordão: o cordão dos que fojem dos puxa-sacos para tentar sobreviver....com qualidade de vida.

Um conselho? Ria muito da sua sorte, seja ela qual for, afinal, você faz parte da grande fila da diversidade da vida...a que não pára de crescer e de andar!

Se um puxa-saco aparecer no seu caminho, não se desespere, reze muito, porque apesar de assíduo no que faz ele nunca o faz por muito tempo, afinal, nenhum cordão de puxa- sacos é de ferro...e um dia até ele poderá arrebentar.

Hahaha, nesse dia daremos graças a Deus...pelo milagre.