“As novas opiniões são sempre suspeitas e geralmente opostas,
por nenhum outro motivo além do fato de ainda não serem comuns.”
John Locke
 
 
EM UMA RUA RESIDENCIAL QUALQUER...
 
A rua está vazia. De repente, um rapaz chamado Túlio com a cara pintada de verde e amarelo, enrolado na bandeira do Brasil, e com uma mochila nas costas toca a campanhia de uma das casas. Enquanto espera ser atendido, ele ensaia alguns gritos de guerra, e faz estrondo com uma corneta. De dentro da casa sai outro rapaz, aparentemente acabando de ser acordado, com cabelos despenteados e de cueca samba-canção, seu nome é Pablo.
 
PABLO: - Eu num quero acreditar que tu me acordou essa hora pra vir ver jogo do Brasil aqui em casa!
 
TÚLIO: - Que mané jogo, Pablito! Hoje é o dia de ir pra rua! Hoje é o dia de lutar contra o leão devorador de dignidade! Hoje é o dia de fazer os políticos nos verem!
 
PABLO: - Como assim, cara? Tá falando assim por quê? Lutar contra um leão? Que porra é essa? Virou gladiador nessa merda?
 
TÚLIO: - Hoje é dia de se juntar aos companheiros que vão mudar o Brasil! Mudar o país! Lutar por um lu...
 
PABLO: - Você me acordou antes do meio dia, num domingo, pra dizer que tu tá insatisfeito com o Brasil?... Cara, se você colocasse isso no Facebook eu ia ler mais tarde, talvez até curtisse e até compartilhasse!
 
TÚLIO: - Porra, Pablo! É sério! A passagem aumentou...
 
PABLO: - Foda-se, eu ando de carro!
 
TÚLIO: -... E junto com a passagem, a galera resolveu manifestar contra tudo que viemos sofrendo nesse país! Falta de escolas, de hospitais... Contra a Dilma!
 
PABLO: - Ah... Peraí, você vai na rua... Pra lutar contra a Dilma? Mas você mesmo votou nela! Você fez todo mundo da escola votar nela! Você comprou o voto daquela menina retardada com um pirulito push-pop, pra ela votar na Dilma!... E agora você quer lutar contra ela?... Tá sendo incongruente!
 
TÚLIO: - Você num entende! Estamos indo pra rua lutar contra os desrespeitos! Estamos lutando por um futuro melhor para os nossos filhos!
 
PABLO: - Cara, eu sou estéril. Num posso ter filho!... Nunca te contei isso, mas nasci sem bolas no saco! Meu saco é vazio, parece o braço de um gordo que acabou de fazer redução de estômago! Sabe? Só pele murcha de cotovelo?... Meu saco!
 
TÚLIO (surpreso): - Que isso, Pablo?! Sério isso, véi?
 
PABLO (sorrindo): - Claro que não! Tenho esperma pra caramba! Milhares deles são jogados no ralo quando tomo banho, inclusive!... Olha,Túlio, eu agradeço, mas vou deitar mais um pouco, dormir, e depois você me conta como foi!
 
TÚLIO: - Pablo! Vamos pra rua! Precisamos lutar contra isso! Vamos fechar a rua principal! Vamos tacar fogo em lixo! Vamos chamar a atenção do mundo!
 
PABLO: - Hum, vocês vão tocar fogo no lixo?... Túlio, só um momento, desde quando... Em que momento da sua vida bandida e sem regras de garoto maconheiro da baixada fluminense, você decidiu virar um manifestante? Tô confuso...
 
TÚLIO: - Eu?... Eu?... Bem, ontem eu vi no jornal um monte de gente indo, tá? Meu primo Benjamin foi, disse que é maneirão, que é geral correndo... E tem mulher pra caralho!... Bora, cara! Vai ser legal! Tô com um monte de Itaipava na mochila, um monte de cabeção-de-nego pra explodir em cima dos policiais! Imagina a adrenalina, cumpadi?
 
PABLO: - Nossa! Super revoltado você! Quase um turco!
 
TÚLIO: - Vai ser legal! A gente tira umas fotos, vai bombar no Facebook! A merda é a policia dando tiro de borracha e jogando gás de pimenta!
 
PABLO: - Ah, ainda tem isso?
 
TÚLIO (abrindo a mochila): - Mas tá tranquilo! Eu tenho uma coisa na minha mochila que vai ser nosso escudo!
 
PABLO: - Cerveja Itaipava?
 
TÚLIO: - Não!...(retirando um frasco de dentro da mochila e erguendo aos céus). Isso aqui!
 
PABLO: - Vai fazer salada, cara? Vai servir salada aos policiais, e eles não vão atirar em você?
 
TÚLIO: - Não, idiota! Dizem que vinagre acaba com o efeito do spray de pimenta!... Ah, cara! Vamos! Vem pra rua! Vamos mudar o Brasil!
 
Pablo respira fundo, anda um pouco mais para perto do amigo.
 
PABLO: - Túlio, você lembra quando ano passado, acho que no carnaval, você foi pro bloco da Preta Gil?
 
TÚLIO: - Claro! Peguei mulher pra caralho!
 
PABLO: - Eu peguei mais... Mas você lembra que você e aqueles seus amigos, alguns até bandidos da Favela da Baranga, foram pra lá só pra assaltar, quebrar tudo?
 
TÚLIO: - Eles estavam se divertindo!
 
PABLO: - Entendi! E você lembra, quando apareceu aquele vereador aqui na rua, o Dedinho, e você, sua mãe, e sua irmã prostituta venderam o voto por um jogo de panelas Inox Tramontina?
 
TÚLIO: - O Dedinho era um bom político! E as panelas tão lá, cla-ri-nhas... Até hoje!
 
PABLO: - É, mas esse cara acabou roubando dinheiro pra caramba! Prometeu hospitais, e construiu clubes de grama sintética. Prometeu escolas, e construiu uma rua de novas lojas, igrejas e puteiros disfarçados. Prometeu obras pra melhorar nossas ruas, e o que ele fez? Ham?
 
TÚLIO: - Fez aquela pracinha lá perto da padaria, ué!
 
PABLO: - Pois é, uma praça que num tem uma árvore, que num tem um balanço, uma gangorra, num tem uma vendedora de Icegurt... Num tem porra nenhuma!
 
TÚLIO: - Quanto ódio!
 
PABLO: - Num é ódio! Mas você vem num domingo, vestido de palhaço, antes do meio dia na minha casa, me acorda e quer me obrigar a ir pra uma manifestação, não pra reclamar, mas pra se divertir?... Se fuder, Túlio!
 
TÚLIO: - E a adrenalina? E a correria?... Vem pra rua!
 
PABLO: - Não vou! E para com essa porra!
 
TÚLIO: - Vem cara!
 
PABLO: - Não quero! Me esquece!
 
TÚLIO: - Covarde...
 
PABLO: - Covarde é rolimã!... Num quero ir pra levar tiro na cara! Pra levar sprayzada  no meio da fuça! Vou ficar em casa! Vou torcer por vocês! Mas NÃO VOU PRA PORRA DA RUA!
 
TÚLIO: - Vai mesmo ficar na frente do computador?
 
PABLO: - Vou ficar na frente da televisão! Se for pra fazer baderna, quebrar tudo, eu prefiro fazer isso no GTA!
 
TÚLIO: - Qual? O novo?
 
PABLO: - Claro! Comprei ontem! É o melhor de todos, a cidade é do tamanho do mundo!
 
TÚLIO: - Porra que foda!
 
PABLO: - Foda mesmo!
 
TÚLIO: - Porra, demais!
 
PABLO: - Foda é pouco!
 
Os dois ficam em silêncio. Túlio começa a ficar pensativo, enquanto Pablo o encara. De repente, Túlio começa a tirar a pintura da cara e joga a bandeira no chão.
 
TÚLIO: - Quer saber? Foda-se os 20 centavos! Vamos botar pra fuder no GTA!
 
PABLO: - Assim que se fala, cumpadi!
 
Quando os dois vão entrar em casa, passa outro jovem, vestido com a bandeira do Brasil, e ao ver os dois, toca a corneta e se aproxima!
 
JOVEM: - Porra, vai ter manifestação hoje! Vem pra rua, caras!
 
PABLO: - Vá pra puta que te pariu, seu idiota!
 
TÚLIO: - Vai se fuder tu, a Dilma, e Brasília!
 
Os dois começam a jogar coisas no rapaz, que sai correndo assustado.
 
 
 
FIM

Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 25/06/2013
Código do texto: T4358458
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.