Numa sala de apartamento qualquer...
 
Otávio e Sofia entram na sala, ambos de olhos vendados, e segurando um na mão do outro. Eles parecem apreensivos. Andam até o meio da sala e param em frente ao sofá.
 
OTÁVIO: - E aí, Sofia? Qual é a surpresa?
 
SOFIA: - Eu que te pergunto! Num foi tu quem disse que ia arrebentar esse ano, que o seu presente ia ser pica?
 
OTÁVIO: - É, mas foi você quem quis fazer suspense e usar vendas nos olhos... Tô curioso, minha orquídea!
 
SOFIA: - Ah, eu também!... Mas e agora? Quem vai falar a surpresa primeiro?
 
OTÁVIO: - Por mim eu posso começar. Só preciso tirar a venda, e aí pego seu presente lá no banheiro.
 
SOFIA: - Peraí, você guardou meu presente no banheiro? Como assim, Otávio? Vai me dar o que de presente? Um bidê?
 
OTÁVIO: - Olha, eu até pensei em te dar um bidê cromado, cheio de luxo, pois vi como você se divertiu com ele nos motéis em que fomos... Mas não! Não é o bidê!
 
SOFIA: - Então por que motivo meu presente tão esperado e surpreendente, e maneiro pra caramba...
 
OTÁVIO: - E fenomenal!
 
SOFIA: -... E fenomenal! Está no banheiro?
 
OTÁVIO: - Olha, não se ofenda, mas sei que nesse frio que tá fazendo, você não tem usado muito o banheiro dos fundos, pois lá só tem agua fria, e você odeia tomar banho de água fria. Então escondi lá...
 
SOFIA: - Falando assim parece que sou uma porca que não faz a higiene. Só num tomo banho todos os dias por conta da minha raiz europeia...
 
OTÁVIO: - Eu sei, amor. Eu sei... Mas então? Posso tirar a venda e pegar seu presente?
 
Sofia vai tateando tentando encontrar o sofá. Assim que consegue toca-lo, senta-se nele.
 
SOFIA: - Mas e se seu presente for mais bacana que o meu? Ano passado você me deu aquela televisão imensa, e eu te dei uma caixa de Ferrero Rocher! Tínhamos combinado presentes até cinquenta Reais.

OTÁVIO: - Amor, não esquenta! Não é outra televisão enorme e moderna pra caramba que vai durar mais do que uma caixa de bombons clichês!...  Ferrero Rocher, no caso, é presente de gente que não sabe o que dar. Num tem ideia, num alcançou a criatividade, empurra Ferrero Rocher que tá certo!
 
SOFIA: - Ai, Tavinho... Melhor eu pegar o meu primeiro!
 
OTÁVIO: - Ah, poxa... Mas eu queria ver sua reação primeiro.
 
SOFIA: - Ano passado a gente já abriu o seu primeiro!
 
OTÁVIO: - Ano passado você propôs transarmos em grupo, e nem por isso...
 
SOFIA: - Eu propus?
 
OTÁVIO: - Propôs!
 
SOFIA: - Você tá maluco! Tá me confundindo com suas ex!
 
Otávio se senta ao lado da namorada, se jogando no sofá.
 
OTÁVIO: - Olha, não vamos brigar. Eu vou lá pegar seu presente, e a gente tira essas vendas que já tão me dando agonia já!
 
SOFIA: - Você num sabe ser romântico, né?
 
OTÁVIO: - Num fala isso! Você num sabe o que é meu presente, pra você falar isso!
 
SOFIA: - Sério que esse ano eu vou ganhar flores?
 
OTÁVIO: - Eu disse isso?
 
SOFIA: - Não, mas pelo seu tom de voz...
 
OTÁVIO: - Você é o que? Vidente vocal? Tem tom de voz não... Num quero te desapontar, mas não são flores. Já disse que flor me lembra cemitério, que me lembra morte, que me lembra exorcismo, que me lembra banana caramelada!
 
SOFIA: - Acho que só vou ganhar flores na morte mesmo. Meu presente esse ano vai te surpreender!
 
OTÁVIO: - Contanto que você não me venha com roupas íntimas comestíveis de novo...
 
SOFIA: - Tá falando nesse tom por quê? Você adorou aquelas calcinhas comestíveis que usei no dia dos namorados do ano passado!
 
OTÁVIO: - Eu adorei?
 
SOFIA: - Adorou!
 
OTÁVIO: - Eu disse isso? Eu disse “Amor, adorei as calcinhas comestíveis do dia dos namorados do ano passado”? Eu disse com essas palavras, Sofia?
 
SOFIA: - Falar, falar você não falou... Mas eu vi sua cara enquanto as mastigava!
 
OTÁVIO: - Sofia, eu prometi que nunca falaria sobre isso, mas aquelas calcinhas são as coisas mais anti-higiênicas que inventaram desde a Revolução da Cueca! Aquilo tem gosto de bunda! Tem cheiro de plástico! E ficou preso na minha garganta por uma semana... Por isso que eu falei estranho durante o resto de junho inteiro e você achando que eu estava imitando o Tim Maia!
 
SOFIA: - Olha... Sorte minha que num comprei essas calcinhas esse ano! Sorte minha!... Quer saber, esse dia dos namorados tá um saco! (retira as vendas) Pode tirar isso dos olhos. Cansei dessa brincadeira!
 
OTÁVIO: - Ah, mas por quê...?
 
SOFIA: - E tem mais! Num sei se você vai curtir o presente... Não fazia ideia do que comprar! Me sinto uma idiota, a gente namora há três anos, e ainda tenho dúvidas no que te dar de presente!
 
OTÁVIO: - Ih, foi bom você tocar nesse assunto... Queria mesmo falar sobre isso com você, mas estava esperando uma brecha!
 
SOFIA: - O que foi, Otávio?
 
Otávio retira a venda dos olhos, e segura as mãos da namorada firmemente.
 
OTÁVIO: - Olha só... Eu comprei seu presente, tá?... Só que foi pela internet... E até agora não chegou!
 
SOFIA: - E eu posso saber o que era?
 
OTÁVIO: - Num é melhor esperar chegar?
 
SOFIA: - Mas aí essa merda...
 
OTÁVIO: - Num fala assim! “Essa merda”... Respeita, pois é um tablet da TekPix!
 
Sofia fica em silêncio por alguns instantes, e de repente, dá um tapa no rosto de Otávio.
 
SOFIA: - Tekpix, Otávio?... Depois de tanto tempo juntos, você me compra, de dia dos namorados, um tablet... Da Tekpix?... É isso que eu, a pessoa que te tirou das drogas...
 
OTÁVIO: - Eu nunca usei drogas!
 
SOFIA: - Mas ficava o dia inteiro em casa assistindo a Globo!... Eu que te ajudei a estudar pra virar professor estadual... Eu que te dei uma bermuda da South maneira pra caralho... Eu que deixei você usar meu corpo como cobaia, para você tentar as cinquenta posições mais flexíveis do Kama Sutra, segundo Gaby Amarantos e o Chimbinha?... É isso que eu mereço? Um produto Tekpix?
 
OTÁVIO: - Ou era isso, ou comprar na Casa & Vídeo!
 
SOFIA: - Quer saber, Otávio? Num quero mais porra nenhuma! Esse dia dos namorados tá um saco!
 
OTÁVIO: - Como assim, Sofia? O negócio já tá pago! Você vai fazer desfeita?... Você mesma disse que num importava o presente, que o importante era estarmos juntos na felicidade dessa vida maravilhosa que o bom Deus nos deu!
 
SOFIA: - Se fuder, Otávio! Isso é papo furado de mulher! A gente fala isso pra ver se o homem se comove e compra alguma coisa de útil!
 
OTÁVIO: - Ué, útil? No primeiro dia dos namorados nosso, eu lembro que te dei uma coleção de panela, e você ficou ofendida!... Tem coisa mais útil que panela, amor?
 
SOFIA: - Você se faz de lerdo, ou quer me irritar! (levantando-se do sofá) Olha, pega seu tablet, rifa ele, vende, dá pra alguém... Enfia no rabo! Mas eu num quero isso!... Já vi que esse ano eu não vou ganhar presente!
 
OTÁVIO: - Como você é materialista! Eu soube que o meu primo Rodney deu um Bis enrolado numa fita, um Bis! Num foi uma caixa, nem um copo de mini-Bis! Foi UM BIS!!! Um Bis pra namorada dele, e eles dois choraram abraçados por duas horas!
 
SOFIA: - Seu primo Rodney e a namorada dele têm Síndrome de Down!
 
OTÁVIO (fica em silêncio alguns segundos): - Ô mulher sem alma!... Mas então, senhorita ingrata, qual seu presente esse ano então? Hein? Qual seu presente, pessoa mais criativa do mundo?
 
SOFIA: - Eu vou te dar seu presente sim, Otávio! Vou te dar pra te mostrar que eu não sou vingativa, e sou madura o suficiente para passar por cima dessa sua “Pão durice” e comprar algo realmente caro... Tá? Ca-ro! Valiosos, e que sim, vaio ser realmente útil!
 
OTÁVIO: - É uma caixa de Ferrero Rocher, num é?
 
SOFIA: - Ok... É sim! Mas é que eu não sabia o que comprar. Me sinto uma idiota! Mesmo depois de três anos eu ainda não...
 
OTÁVIO: - Você já disse isso! E cadê meu presente? Onde você guardou?
 
SOFIA: - Escondi na minha gaveta de calcinhas!... E nem vem falar que num tá surpreso! Você não esperava que eu te desse o mesmo presente do ano passado!
 
OTÁVIO: - Nossa! Quanta surpresa! Uau!... Mas qual o motivo dele estar escondido na gaveta de calcinhas?
 
SOFIA: - Por que foi o único lugar que eu sabia que você não procuraria após o problema com as calcinhas comestíveis!
 
Os dois ficam em silêncio se entreolhando. Sofia senta-se novamente ao lado do namorado e coloca sua mão sobre a perna dele.
 
SOFIA: - Melhor a gente sair daqui! Hotéis estão lotados, os shoppings cheios de adolescentes apaixonados e idiotas... Podíamos dar um rolé!
 
OTÁVIO:- Mas tem uma coisa romântica que podemos fazer ainda...
 
SOFIA: - O quê?
 
OTÁVIO: - Comprar um bidê amanhã, botar ele aqui, no meio da sala e enche ele de Ferrero Rocher derretido... E aí, mergulhar com tudo, com sexo indiano e tudo!
 
SOFIA: - Faz sentido! E depois, jogar algumas calcinhas comestíveis e fotografar tudo com meu tablet novo... Quando ele chegar, claro!
 
OTÁVIO: - Por isso que te amo, mulher! Feliz dia dos namorados, amor!
 
SOFIA
: - Você é idiota sempre às vezes, mas eu também te amo, meu lesado! Feliz dia dos namorados pra você!... Mas quando será que essa merda de tablet chega, hein?

 
 FIM
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 11/06/2013
Reeditado em 11/06/2013
Código do texto: T4336872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.