O paraíso à espera do turista
Como informar ao turista estrangeiro de chegar à paradisíaca Cachoeira do Vitu, em Guanhães-MG.
Faça assim: Pegue um avião internacional para Belo Horizonte.
Lá do aeroporto Tancredo Neves siga em direção à antiga BR 262, hoje 381, sentido Vitória.
Fique de olho numa placa com dizeres "Guanhães - Itabira. Siga este sentido.
Em Santa Maria do Suaçuí, pare na Tia Eliane para lanchar e peça um pastel de queijo com garapa (você sabe o que é garapa?) . A menina vai te perguntar se o pastel é de mozzarela ou não. Se escolher negativamente, tem que aguardar 5 minutos para eles fritarem lá dentro. Assim que o pastel for servido dê-lhe uma pancadinha para que o ar quente dele saia. Já vi muita gente com queimadura de 3º grau no rosto ao morder o pastel da Tia Eliane, que é muito delicioso por sinal. (ninguém vai para Guanhães sem passar antes na Tia Eliane, mesmo sabendo que vai vomitar tudo pelo caminho).
Mas você queria mesmo era o que? Ah, o caminho da cachoeira. Vamos lá.
A seguir, volte para a viagem Siga a estrada , coloque um CD de Leandro e Leonardo. Passe pela Serra da Maria Lopes. Se tiver vontade de fazer xixi pare no Jacaré, o povo de lá é muito amistoso com os aflitos diuréticos.
Torne a seguir viagem. Abrande a velocidade ao passar pelo posto policial (não sei porque digo isto se nunca vi um policial lá).
Horas vão se passar. Quando começar a sentir um cheiro de ferro queimado (os pneus acabaram) estará se aproximando da bucólica cidade de Senhora do Porto. Finalmente está muito perto de Guanhães , que na região é um tipo de Roma nos tempos dos Cézares. É uma metropole ao redor de um monte de cidade pequena. Verá condutores te ultrapassando pela direita e esquerda , pois dali ficam desesperados em chegar e apertam mais o pé. Tenha cuidado.
Daí a pouco você estará em Guanhães. Saia do carro, ajoelhe-se e beije a terra , como fez o Papa JP II, pois é cidade que eu nasci. Agradeça por que chegou lá vivo. Poucos o fazem.
Siga pela avenida principal da cidade. Se chegar de madrugada, não se preocupe. A rodoviária serve um mexido maravilhoso. Pouco antes da rodoviária, mesmo de madrugada, irá observar que há um homem calvo, claro, com um nariz grande varrendo ou lavando a rua em frente a casa dele. É o Zé Maria Lott, parente meu. Todo dia de madrugada ele está lá. Ele vai te indicar que a cachoeira fica em direção à Rua do pito (isto mesmo, pito), que na verdade é a Rua Gabriel Lott (meu bisavô).
Neste momento, vai verificar que seu carro não consegue mais andar, pois o tanto que já viajou a estrutura dele já era. Pegue as malas e vá a pé em direção à rua do pito. Procure o Helly Carroceiro. Diga que você é meu amigo e que precisa de alugar dois burros. Para baratear os custos, alugue apenas um com kichute (por causa da lama). O outro não precisa de kichute pois vai morrer de tanto andar mesmo.
Da rua do pito siga para o Bago-Bago e vá sem medo adiante. Se precisar de socorro, procure o Buduga do Geraldo Coruja. Quando tiver uma impressão que cavalgou uma distância entre o Porto e Moscow, ainda não desista. Incorpore o espírito de Moisés que caminhou 40 anos no deserto e não pare. Assim como os judeus, chegará também a uma terra prometida chamada Barreiras. Lá tem o bar do Bizunga. Pergunte a ele ou alguém que estiver de plantão onde fica a cachoeira mais próxima. Siga as indicações do vivente e não se esqueça de comprar foguetes no bar do Bizunga para afugentar o monte de rothweillers que aparecem como formigas, que são seguranças de fazendas e proteção contra o enorme ataque de onças que tem na região. Durante este percurso evite descer do burro devido às cascavéis, jararacas, jararacuçus-do-papo-amarelo e escorpiões do gênero serralatus. Com confiança e montado no burro que sobreviveu, continue firme, a cachoeira será sua. Na décima oitava porteira que abrir, tome cuidado pois estará na propriedade de Edésio Andrade Campos, que é um tipo de Zé Buscapé brasileiro. O sujeito tem unha de cachorro, cabelo enrome e sujo, passa o dia mascando fumo de rolo e pescando lambari. Foi discípulo de Lampião e agora vive lá escondido. Antes que alguém se anuncie ele mete chumbo e pergunta depois quem é. Vá entrando na propriedade gritando " Sô Zé, Sô Zé, é Fulano, amigo de Dalmir do Ferrujo e devoto de Nossa Senhora das Graças ". Desta forma, ele não te mata.
Assim, o velho Edésio irá te deixar entrar para o caminho da cachoeira. Leve para ele algum agradinho da cidade, tipo um espelho, uma imagem de santo, um calendário de mulher pelada , que é pra baixar a desconfiança dele. Nunca fale bem de policia perto dele, nem de coronel reeleito na política. O bicho espuma se ouvir.
Daí então é só curtir a água e natureza. Muito fácil. Enjoy !