ESSA COMPLICADA E DIFÍCIL LÍNGUA PORTUGUESA...

Sempre que vou ler algum livro fico com um dicionário do lado. Gosto de saber o significado das palavras e estudar sua morfologia. Certa vez, quando era secretário municipal de meio ambiente, recebi um comunicado da ANA (Agência Nacional de Águas) me pedindo para avisar à população rural, (Fazendeiros, sitiantes, ruralistas) que futuramente teriam que pagar pelo uso das águas fluviais e subterrâneas, ou seja, se na propriedade tivesse uma coleção hídrica qualquer (Rio, riacho, ribeirão, córrego) que servisse de aguada ou para irrigação, iriam pagar pelo seu uso. O mesmo acontecendo pelo uso de cisternas e poços artesianos.

Através dos veículos de comunicação de minha cidade, rádio e jornal, convoquei o maior número possível de interessados para passar a “alvissareira” notícia. Consegui reunir em um salão, bom número de pessoas. Fui explicar o que me mandaram. Sentado em uma das primeiras cadeiras tinha um cidadão presunçoso, com os dedos cheios de anéis de formatura, que, para testar meus conhecimentos e talvez querendo me ridicularizar, fez várias perguntas “atravessadas”. Felizmente eu estava bem inteirado do assunto, consegui responder satisfatoriamente suas perguntas. Em dado momento eu dando instruções para se evitar erosões nos terrenos, aconselhando a plantar bambus, grama baiana, canas da índia nas áreas degradadas, falei a palavra “voçoroca” logo o cidadão mordaz, me perguntou:

-Você poderia nos dizer o que é voçoroca?

Era uma pergunta totalmente impertinente, tive ganas de mandá-lo ir tomar no c... Mas contei até dez e sem titubear disse:

-Perfeitamente, voçoroca vem do tupi: iby soroca, iby, terra e soroca rasgo, ou seja, rasgo de terra... Também pode ser: ravina, grota, barranco...

Daí por diante ele sossegou e não mais se manifestou.

Uma das primeiras vezes que trabalhei como jurado, o juiz após ler a sentença do réu que por ser primário e de bons antecedentes fora beneficiado pelo “sursis”, ditou as restrições que lhe foram impostas:

-O réu não poderá se ausentar da cidade sem a prévia autorização desse juizado, não poderá freqüentar bares, danceterias, boates, zonas boêmias, nem casas de tavolagem. Eu não sabia o que era casa de tavolagem. Meu dicionário não estava comigo. Daí em diante não consegui me concentrar em nada. Fiquei imaginando o que seria aquilo. Pus os poucos neurônios para funcionar, pensei: tavolagem vem de távola, lembrei-me do filme “Os cavaleiros da távola redonda” cheguei a conclusão que “távola” era mesa, então percebi que tavolagem, seria alguma coisa que acontecesse ao redor de uma mesa. Aí veio a luz: Casa de tavolagem seria uma banca de jogos de azar...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 20/05/2013
Código do texto: T4299489
Classificação de conteúdo: seguro