Tomba boi , a verdadeira cachaça !
O meu avô tinha um velho engenho e produzia a cachaça mais forte de toda aquela região, sem exagerar posso afirmar que era a cachaça mais forte que existia no mundo.
Eu mesmo pude comprovar isso quando passei a morar no sítio do meu avô e resolvi dar uma pescada, e como todo bom pescador, não pode faltar uma boa garrafa de cachaça, o meu avô me deu duas garrafas de seu engenho, pois eu ia amanhecer na pescaria, o meu avô antes me recomendou:
_Pode pescar em qualquer rio aqui na região, mas não vai querer entrar na chácara do nhô João, ele tem uma criação de carpas lá e na sua chácara tem um boi assassino, ele é terrivelmente bravo.
Saí para pescar e quando eu tava em um campo aberto ouvi um forte zumbido, e quando dei fé um enxame de abelhas africanas desceu em minha direção, me causando total desespero e comecei a gritar, meu Deus o que vou fazer? Sei que cinco picadas matam um homem, e ai tem mais de mil.
Aí eu me lembrei, graças a Deus que eu lembrei das garrafas de cachaça, abri uma e esperei o enxame chegar bem perto, atirei a pinga no alto e risquei um palito de fósforo,o resultado não poderia ser outro, queimei o enxame todo e não ficou uma abelha para contar história.
Segui rumo à pescaria, embora não poderia ir tão longe onde queria por que sobrou pouco combustível, então vi a tal chácara do nhô João e a famosa placa, “não entre boi assassino”. Olhei para um para outro lado e não vi o tal boi, resolvi me arriscar, entrei rapidamente, pensando em tirar umas quatro ou cinco carpas e ir embora satisfeito.
Quando eu estava no meio do pasto e novamente sem ter para onde correr ou subir, surgiu o tal boi soltando um berro que estremeceu até o chão e os meus pés consequentemente, aí me lembrei rápido da garrafa de cachaça e pensei; “se for pecado que Deus me perdoe, antes ele que eu, vou matar esse boi queimado”.
Esperei o boi chegar bem perto, abri a garrafa de cachaça e joguei na cara do boi, pegando rapidamente um palito de fósforo, e joguei a cachaça na cara do boi, o que para minha surpresa, ele abriu a boca e engoliu tudo e seu sopro do nariz apagou meu fósforo,nada mais podendo fazer corri, corri e o boi atrás , quando tropecei já estava me despedindo do mundo quando o boi começou a cambetear e caiu bêbado do meu lado, por muita sorte ele não caiu em cima de mim.
Quando voltei para casa sem nenhum peixe, contei para meu avô o fato, então meu avô resolveu dar nome a sua cachaça, ela agora se chama “tomba boi”, por que tomba boi mesmo.
E o mais interessante dessa história, é que todas as tardes o boi fica numa berradeira e enquanto alguém não da para ele um gole da cachaça ele não para, de tanto beber cachaça o boi perdeu a valentia e o nhô João descediu matá-lo, então eu com um enorme peso na consciência comprei o tal boi para ninguém matar o coitado, ele é o maior cachaceiro aqui de nossa região.
E você vai também querer um gole dessa cachaça?
LUIZ ANTONIO RAMOS.