Num escritório de telemarketing qualquer...
 
Eliseu está sentado em sua baia no trabalho, terminando sua última ligação. Assim que ele desliga o telefone, e retira o headset do ouvido, seu amigo Texeira vem deslizando sobre sua cadeira, e para atrás de Eliseu.
 
TEXEIRA: - E aí, Eliseu? Animado pro feriadão?
 
ELISEU: - Porra, nem fala! Vou tirar os três dias pra dormir e ver filmes!
 
TEXEIRA: - Isso aí! E porque não aproveita pra transar também?
 
ELISEU: - Quero relaxar, Texeira. Preciso de paz, tranquilidade, água com gás...
 
TEXEIRA: - Vou te contar um negócio, mas finge que não te contei tá? É segredo, se isso se espalhar eu vou sair de fofoqueiro na história, e vão me chamar de bicha falatória!
 
ELISEU: - Qual o problema?
 
TEXEIRA: - Num é problema não, relaxa. Sabe a Verônica?... A bunduda que tira xérox lá no canto?
 
Os dois esticam o pescoço e olham para uma moça que está operando a máquina copiadora. Ela usa óculos pequenos, e roupas justas. Sua bunda é exageradamente grande.
 
ELISEU: - É uma santa bunda!
 
TEXEIRA: - Pois é! Uma santa rabeta que pode ser sua, inclusive!
 
ELISEU (confuso): - Minha como assim? Tá maluco, Texeira?
 
TEXEIRA: - Eu andei sondando, observando ela, e a Verônica fica direto te olhando de rabo de olho, comentando com aquela amiguinha dela que parece anoréxica... Acho que ela te quer, cara! Chega junto!
 
ELISEU (se voltando para a tela do computador) : - Não, não... Obrigado, mas tô bem!
 
TEXEIRA: - Que isso, Eliseu? Que isso? Ela é gostosa! Vive cantando funks com letras pesadas por aí. O faxineiro disse que viu ela dançando lá no pagode de São João de Meriti, e ela arrebenta! Tu vai ser mega gay se não quiser pegá-la!
 
ELISEU: - Cara, não é porque não quero ter algo com uma bunduda, que isso faz de mim um gay! Quero aproveitar meu feriadão quieto, só isso!
 
TEXEIRA: - Então me dá um motivo pra isso!
 
ELISEU: - Ela fuma!
 
TEXEIRA: - Como é que é?
 
ELISEU: - Isso mesmo, ela fuma! Fuma cigarro! Todo dia, pra cima e pra baixo eu vejo essa mulher com a porra de um cigarro na mão!
 
TEXEIRA: - Ah, pelo amor de Deus! Isso muda o quê?
 
ELISEU: - Muda, que ela fuma! Ela deve feder a cigarro, sabe? Dentes amarelos? Mãos grossas, cheirando à nicotina, sabe? Pulmão preto... Secreção! Ela deve ficar pigarreando, parecendo que tem um demônio da Tasmânia dentro do tórax...
 
TEXEIRA: - Cara, isso num tem cabimento!
 
ELISEU: - Deve mijar, e a urina dela ter cheiro de cigarro! Tá arriscado ela peidar, e sair fumaça, sabe? Ela tosse, sai fumaça!... Sem contar que esses dias eu passei na porta do banheiro lá dos fundos, tava ela toda arreganhada, lendo uma Caras antiga e fazendo o quê? Fumando escondido! Coisa de seis, sete maços por dia! Viciada compulsiva!
 
TEXEIRA: - Eita, Eliseu! Calma, não preci...
 
ELISEU: - Bebe café pra caramba também! Um calor do caralho, ela bebendo café. A gente bebe o quê no calor? Bebe cerveja, bebe suco, bebe H2OH!. Essa fumante ativa não! Bebe só café e mate!... Tão o cigarro e o café, sempre unidos... Aí quando ela passa, sobe aquele cheiro de cigarro misturado com perfume da O Boticário barato, sabe?... Impregnando esse cheiro pelos papéis todos do escritório... Um monte de guimba solta lá no elevador!
 
TEXEIRA: - Já entendi, já entendi... Não precisa se estressar! Passe seu final de semana sozinho então. Curta sua solidão no feriadão, cara!
 
ELISEU: - Sem contar que ela vai ter câncer e ainda vai me fazer ser um fumante passivo, e por ironia do destino cruel, ter câncer também. Imagine se eu caso com ela?... Transar, e depois ter que ver ela acender um cigarro pra relaxar mais. Acordar todo dia e ter que sentir aquele bafo de cigarro, e logo depois misturado com aquele cheiro de café velho... Cara, essa mulher o que tem de bunduda, tem de nojenta! Eu odeio cigarro, e nunca, JA-MAIS, irei ter qualquer tipo de envolvimento sexual ou sarratório com ela!
 
TEXEIRA: - Quer saber? Vou pra minha baia! Depois a gente se fala! Esquece o que te falei, ok? Esquece a Verônica, esquece a bunda dela, o cigarro... Desculpa mesmo!
 
ELISEU: - Tranquilo! Tranquilo... Tu só queria ajudar, tá tranquilo!... Vamos beber uma cerveja hoje, depois do expediente?... Depois, se ficar tarde, tu pode dormir lá em casa no meu quarto!
 
TEXEIRA: - Vai ser uma boa! A gente se fala então!
 
ELISEU: - Ok, mas num chama mais ninguém não!
 
TEXEIRA: - Não, não! Odeio “mulão” no happyhour! Depois nos falamos.
 
Texeira volta arrastando sua cadeira, e Eliseu se vira para seu computador e inicia outra ligação.
•••
No outro ponto do escritório, uma amiga de Verônica se aproxima dela para conversar algo. Enquanto anda, olha disfarçadamente para Eliseu.
 
AMIGA: - Verônica, você não viu?
 
VERÔNICA: - O que, amiga?
 
AMIGA: - O Eliseu e o Texeira, te comendo com os olhos, gesticulando e pareciam que falavam de você!... Você não viu?
 
VERÔNICA: - Sério? Falando o quê?
 
AMIGA: - Num sei. Num deu pra escutar... Que isso amiga? Tu gosta de algum deles é?
 
VERÔNICA: - Olha, eu até achava o Eliseu bonitinho! Mas desde que eu o peguei chupando o faxineiro no banheiro dos fundos, nunca mais ele nem me desejou bom dia!

 
FIM
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 24/04/2013
Código do texto: T4257903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.