O URSO INVISÍVEL

Cidade do interior, muito tempo atrás. Aquele tempo que cachorro mordido de lingüiça tinha medo de cobra. Apareceu na cidade uma companhia de apresentação de animais exóticos. A estrela da apresentação seria Puf, o urso invisível. Espalharam cartazes pela cidade toda. Pra todo quanto foi lado. A ansiedade era grande:

-Cumpade, falaro qui vem aí na cidade um tar de Purf, um urso invisiver.

-Cê vai lá ver?

-Mais craro. A muié mi féis i até na cidade compra iguersso pra mode vê esse urso invisiber.

A ansiedade para ver o urso crescia. As pessoas causando alvoroço, não se falava em outra coisa, o assunto era esse tal de urso Puf, o urso invisível. Havia cálculos de centenas de milhares de ingressos vendidos pela região afora.

O dia da apresentação chegou. Pessoas vieram de léguas de distância. O murmúrio do povo se intensificava debaixo da lona do circo, armado num terreno vazio, próximo da cidade.

Surge o apresentador. Faz aquele rodeio todo, cumprimentando o povo, puxando o saco dos políticos, essa coisa toda. Em seguida chamou um palhaço, que andava de bicicleta, e acenava para o público, aí quer fazer uma manobra radical pra se mostrar para o povaréu, empina a bicicleta, sai uma roda e ele cai no chão.

O povo ansioso.

Depois o apresentador chama o engolidor de espadas. Faz lá umas graças. Engole umas espadas.

O povo ansioso.

O apresentador chama um mágico. Tira um coelho da cartola. Depois tira dois ovos de galinha do bolso. Faz uns manuseios mirabolantes, faz com que um ovo desapareça, e diz que o ovo está com alguém na platéia, e realmente uma pessoa na platéia se levanta mostrando o ovo.

E finalmente o momento mais esperado, a apresentação o urso Puf, o urso invisível. Uma jaula encoberta por uma lona azul é trazida para o palco. O apresentador faz um suspense.

De repente a lona da jaula é suspensa. A jaula vazia.

-Com vocês, Puf, o urso invisível.

Todos olhavam para a jaula vazia.

-Mas cadê o Purf, o urso invisiver? –gritou um dos presentes na platéia?

-É mesmo, cadê o urso invisível?

-Mas aí está ele. –disse o apresentador, -O urso Puf, o urso invisível. Ele está aí dentro. Ele é invisível.

-Mas não estamos vendo ele? –gritou outro na platéia.

-Mas por isso mesmo, vocês não estão vendo o urso por que ele é invisível. –respondeu o apresentador.

Pra quê? Tumulto geral. O pessoal do circo teve de fugir no Fordeco dos palhaços se apresentarem e nunca mais apareceram por aquela região.

Leozão Maçaroca
Enviado por Leozão Maçaroca em 17/04/2013
Código do texto: T4245606
Classificação de conteúdo: seguro