NUMA LANCHONETE QUALQUER...
 
 
Dois amigos, na hora do almoço, entram em uma lanchonete. São eles Rodrigo e Fábio. Rodrigo está com dor de cabeça após uma reunião exaustiva. Eles entram na loja e caminham até o caixa mais vazio.
 
RODRIGO: -... Aí é isso, né Fábio?... Agora é esperar pra ver o que esse novo chefe vai inventar!
 
FÁBIO: - Cara, num esquenta! Vai tudo dar certo.
 
RODRIGO: - Esse negócio de atrasar almoço porque a chefe fica falando sem parar, me dá  uma dor de cabeça do caramba! Parece que tô de ressaca!
 
FÁBIO: - Olha lá, aquele caixa tá vazio, vai lá primeiro!
 
Rodrigo se encaminha para o caixa, uma menina aparentando ser adolescente o espera com um sorriso no rosto. Seu nome é Socorro.
 
RODRIGO: - Oi, boa tarde! Eu...
 
SOCORRO: - Boa tarde, Jovem! Gostaria da nossa promoção do Big Burguer com mais bacon e mais ovos, por apenas cinco Reais a mais?
 
RODRIGO: - Jovem?... Poxa, obrigado, viu?... Mas eu queria um cheese...
 
SOCORRO (puxando um brinde de baixo do balcão): - Gostaria então, de estar levando um brinde para a diversão das crianças em casa, por apenas nove e quarenta a mais?
 
RODRIGO: - Não, querida. Eu só queria...
 
SOCORRO: - Jovem, gostaria então de estar depositando seu troco na nossa caixinha, para podermos ajudar as crianças que nasceram com oito dedos nas mãos, e que vivem em Bangú?
 
RODRIGO: - Mas eu nem te paguei ainda, pra tu saber se vou ter moedas pra doar, gente!
 
SOCORRO: - Caso tenha, jovem!
 
RODRIGO: - Amor, minha linda... Qual é o seu nome mesmo (força a vista para ler o crachá da moça)... Ô, Socorro! Só você mesmo vai me socorrer... Eu só queria um chesseburguer simples, sem pickles, uma batata pequena e uma limonada média! Só isso! Ok?
 
SOCORRO: - Um chesseburguer especial com molho barbecue, uma batata média com queijo e bacon, e uma laranjada com acerola? Confirma?
 
RODRIGO: - Oi?... Querida, você ouviu mesmo laranjada? Você num entendeu nada que falei! Vou repetir... (leva as mãos ao rosto e faz cara de dor). – Vamos lá, de novo. Chesseburguer sem pickles e simples...
 
SOCORRO (digitando na tela): - Simples...
 
RODRIGO: - Batata pequena e uma limonada média. Ok? Sem laranja, sem queijo em cima da batata! Simples assim!
 
SOCORRO: - Média... Ok, jovem! Deseja levar nosso big refrigerante de um litro? Junto com ele você leva um copo de 500 ml, da Copa 2014.
 
RODRIGO: - Menina, eu só quero comer e ir embora! Preciso voltar pro trabalho.
 
SOCORRO: - Jovem, nós do Maqui-Donuts estamos com diversas novidades em bebidas e sucos. Gostaria de trocar seu refrigerante por um delicioso shake de uva-passa com melão? Custa só cinquenta centavos a mais.
 
RODRIGO: - Tá, criatura! Troca essa porra! Que inferno!
 
SOCORRO: - Mais alguma coisa, jovem?
 
RODRIGO: - Não! Só isso! Pelo amor de Deus, só isso!
 
SOCORRO: - São trinta e cinco Reais e vinte centavos, jovem.
 
RODRIGO: - Porra! Isso porque tava tudo em promoção!
 
SOCORRO: - Forma de pagamento?
 
RODRIGO: - Dinheiro.
 
SOCORRO: - Moedas ou notas?
 
RODRIGO: - Notas!
 
SOCORRO: - Notas grandes ou trocado?
 
RODRIGO: - É troco pra cinquenta...
 
SOCORRO: - Fui no tororó?
 
RODRIGO: - Beber água e... Não achei?
 
SOCORRO: - Salve Jorge ou Avenida Brasil?
 
RODRIGO: - Maria do Bairro.
 
SOCORRO: - Par!
 
RODRIGO: - Ímpar!
 
SOCORRO: Aumentativo de dacueba?
 
RODRIGO: - Da-cu-é-bão!
 
Todos dão gargalhadas na lanchonete.
 
RODRIGO (entregando o dinheiro): - Querida, minha hora do almoço tá acabando! Dá pra ser?... Tô com úlcera de fome, já!
 
Socorro conta o dinheiro, mexe na máquina, e entrega algumas moedas para ele. Rodrigo as guarda na carteira, e ao olhar para Socorro, repara que ela o está encarando.
 
RODRIGO: - Qual o problema agora, garota?
 
SOCORRO: - O senhor gostaria de estar doando uma pequena quantia para a escola de cantores mudos de Nova Iguaçu?
 
RODRIGO: - Mas num era pras crianças cheias de dedos de Bangú?
 
SOCORRO: - Nós do Maqui-Donuts ajudamos muitas instituições.
 
Rodrigo coloca algumas moedas no cofrinho ao lado do caixa. Nesse momento, Socorro dá um grito de felicidade, e uma bateria de escola de samba entra na lanchonete fazendo barulho. Com dançarinas, puxadores e tudo o mais.
 
SOCORRO: - Consegui caixinha, moçada! Da-lhe! Dá-lhe! Hip! Hip! Urraaaa!
 
RODRIGO: - Num grita, inferno!
 
Enquanto rola o batuque, Rodrigo tenta ser ouvido, mas é em vão. Alguns funcionários o abraçam, outros tiram fotos ao seu lado, outros pedem autógrafos. Os demais clientes parecem não ligar para o que acontece.
Uma equipe de reportagem entra no local, e tenta entrevista-lo.
 
RODRIGO: - Silêêêêêncio!!! Pelo amor de Deus! Chega dessa barulheira, caralho! Tá pior que feira isso aqui, já!
 
SOCORRO: - Calma, jovem!
 
RODRIGO: - Jovem porra nenhuma! Tenho quarenta anos! Qua-ren-ta! Tenho idade para ser seu pai, garota!... Porra, eu só queria comer um chesseburguer, uma batata e tomar uma limonada! Será que é difícil ser atendido diretamente? Cadê o fast do food? Cadê a agilidade de comprar-comer-ir embora?...  Terei que ir pro Subway? Hein? Ou terei que contrair diabetes no refil de refrigerantes do Burguer King?
 
Todos ficam em silêncio. Rodrigo vai se acalmando aos poucos. Respirando ofegante. E vai diminuindo o ritmo da respiração. Aproxima-se do balcão novamente.
 
RODRIGO: - Querida, posso pegar meu lanche?
 
Socorro fica em silêncio conferindo algumas coisas na tela de seu computador. Feito isso, encara Rodrigo com olhar de quem quer falar alguma coisa.
 
RODRIGO (jogando moedas descontroladamente sobre o balcão): - O que foi agora? Vou ter que dar moedas pra prostitutas albinas do Sudão? Vou ter que ajudar os Hipopótamos com anorexia da África do Sul? Ou contribuir com a Casa das Piranhas das Maravilhas?
 
Socorro continua calada, como se estivesse receosa de dizer algo.
 
RODRIGO: - Socorro, o que é que tá faltando agora, Socorro?
 
SOCORRO: - Jovem... Aumenta a batata?

 
Fim
 
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 16/04/2013
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T4244349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.