CÃES E  EQUILÍBRIO
Os cachorros são animais sociais por natureza e por uma série de fatores necessitam viver em grupo. Clubes de cachorro, ou mesmo um Rotary canino podem ser boas pedidas. Porém, ainda nos dias atuais, muitas pessoas descuidam desse fator na idade ideal (fase de formação), apresentando a ele somente um pequeno universo restrito (casa, família e poucos amigos que a frequentam, claro, casa com cachorro....) se esquecendo dos problemas que isso provavelmente acarretará no futuro. Assim, pense bem.... o futuro de dono de cachorro pode ser negro.... já, sem o cachorro, as coisas podem ser  melhores...  assim, apresente seu cão a um vasto universo de pessoas, quem sabe alguém aceite ficar com ele, te livrando de um verdadeiro abacaxi?
Se o cachorro não for submetido a situações variadas com as quais ele poderá por ventura se deparar durante a vida e for apresentado ao maior número de pessoas e animais possíveis, tudo parecerá enlouquecedor assim que uma situação diferente se mostrar a ele. E  viver com um cão enlouquecido, ninguém merece. Moderação é a dica, melhor ainda, insisto, é não ter cachorro, claro.
O período de socialização vai da oitava a décima semana de vida, não confundir com oitava a décima série do seu filho, até porque cão não vai a escola. Nesse período o cérebro do cachorro está neurologicamente mais apropriado para absorver novas transformações e compreender informações geradas por experiências. O cão deve ser levado a lugares diferentes, se der leve-o a Liverpool e a Nashville, uma programação musical se ele gostar de Beatles e música country cai bem ....  deve ser exposto a outros animais de forma tranqüila para que sua reação seja sempre nesta linha e que pessoas de diferentes temperamentos também sejam apresentadas ao seu cão – mulheres deixadas pelos maridos e maridos traídos, pois a percepção deste animal costuma ser grande e a rejeição de certas pessoas com temperamentos desagradáveis são rejeitadas por eles. Ainda assim, mostre ao seu cão o universo que ele irá se deparar e com isso ele poderá se adequar melhor às situações diversificadas sem sofrer estresse.
A socialização deve começar cedo, pela manhã. Se esse trabalho de socialização começar mais tarde, o trabalho será maior... Não obstante, poderá também obter sucesso. Os passos são os mesmos, com um pouco mais de paciência, jamais utilizando método de punição, nem mesmo gritando com ele na frente de outros cachorros, sabe lá o que isso pode desencadear.... uma cachorrada enraivecida em carreira contra você...? Acredite, esse momento onde ele tenta interagir é de alta sensibilidade. Tente compreender o seu cão.Tente fazer o máximo de leituras corporais e encontre um curso para entender a língua deles, aprenda a latir e ser entendido. E se essa socialização vier meio tardia, peça ajuda de um profissional bilingue português/latir, se possível. Todo um protocolo será feito adequadamente para o seu cão e ele ficará pronto pra uma vida sociável, quem sabe até  tentar entrar no Itamaraty? Assim como nos humanos, nos cães o equilíbrio mental é sem dúvida fundamental.

 Portanto, não seja um desequilibrado..... nada de cães.

 
(Gosta de cachorro? Faça como eu, veja TV Cachorro no Animal Planet)
Karpot
Enviado por Karpot em 16/04/2013
Reeditado em 29/08/2014
Código do texto: T4243788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.