Com quem deixo meu animal de estimação quando eu for viajar?
A esperada viagem se aproxima e os planejamentos da viagem ficam cada vez mais aguçados. E para quem tem animal de estimação este planejamento é ainda mais detalhado. Isso porque levar os bichinhos para outra cidade nem sempre é possível. O lugar de hospedagem pode não aceitar o pet, a viagem pode ser muito longa e estressante para o animal e para os seus donos... ou o veículo pode não comportar o transporte dele com segurança. Portanto, a decisão é, ou desistimos de uma vez por todas de ter animais e procuramos rapidamente dar um destino a ele, ou decidimos deixá-lo com alguém. O que fazer? E quais cuidados básicos devem ser tomados para segurança do bicho?
Recorrer a casa de parentes ou amigos
Uma alternativa é deixar seus animais com parentes e amigos que não vão viajar, sabendo que corre-se o risco de perder o amigo para sempre. É importante lembrar que a pessoa precisa ter espaço e estrutura adequada para receber o animal, além de ter uma paciência infindável. Por exemplo, se for perto do final do ano ou do São João a quantidade de fogos de artifício é muito grande, o que pode assustar seu animal. Pense bem a respeito, pode ser o caso de se vingar de algum parente daqueles chatos...
Deixar o cão na própria casa
Há diversas pessoas que trabalham cuidando dos animais em sua própria casa. Uma espécie de babá de bicho (vê se pode... ). Essa pode ser uma escolha muito boa, desde que o contratado tenha experiência, referência e principalmente paciência. Pode ser indicado por algum amigo seu ou até mesmo pelo médico veterinário. Se essa for a sua escolha, deixe por escrito todas as necessidades do animal. Quantidade de ração, medicamentos que ele esteja tomando (não esquecer de calmantes para o cuidador), passeios, escovação, entre outros itens que seu animal precise. Pergunte para o veterinário do seu animal se ele faz esse serviço ou se tem um colega que o faça (como se não bastasse não ter conseguido ser médico, ainda por cima virar tratador de animais...., COITADO ). Deixar seu animal aos cuidados de um profissional pode tornar a sua viagem tranquila, isso se você não pensar em comprar um bichinho na viagem .
Hotéis para animais
Uma ótima opção é procurar um hotel para animais, pois esses lugares têm uma estrutura toda planejada e voltada para atendê-los. Mesmo que o seu animal o deixe nervoso, pesquise com calma os hotéis disponíveis em sua cidade. Visite as estruturas e observe a higiene do local, o tamanho, se há abrigo com cobertura, caminhas e vasilhas adequadas, cadelas disponíveis, no caso do seu cão ser macho convicto . Certifique-se de que eles serão cuidados por uma pessoa treinada, de que terão uma área para caminhar e se divertir e trepar em paz. Informe-se sobre a existência de um veterinário responsável e à disposição para atender casos de emergência, tipo um ataque de diarreia na recepção do hotel....

Levando seu animal para o hotel
Alguns cuidados devem ser tomados antes de deixar seu animal em um hotelzinho. "Cães e gatos devem obrigatoriamente ter coleira contra carrapatos e pulgas e estar com a carteirinha de vacinação em dia. Essa preocupação é para garantir que seu animal esteja protegido de doenças e tenha uma ótima estada no local. Caso o animal em questão seja um cão, é interessante levá-lo uma ou duas vezes ao local para que ele se adapte ao ambiente e às pessoas que cuidarão dele. É isso mesmo, cão consome tempo, já ,ver o “Encantador de Cães na TV” é uma idéia bem mais factível para quem gosta de cachorros.

Cuidados básicos e essenciais

Independente da alternativa escolhida, deixe seu animal com coleira e medalhinha de identificação com nome e telefone. Forneça um telefone de contato, dados sobre medicação necessária, quantidade de ração ou cuidados específicos necessários para a pessoa responsável por ficar com seu pet nesse período, assim ele sofrerá menos com a sua ausência e ficará seguro e protegido esperando a sua volta.

Mas lembre-se sempre, nada substitui a companhia feminina ( no caso de homens) aconchegada em frente a TV vendo TV animal. Transcender a ideia de ter cão é uma boa opção.
Karpot
Enviado por Karpot em 05/04/2013
Reeditado em 17/09/2013
Código do texto: T4224945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.