JOEL SILVEIRA, RUBENS BRAGA E O GENERAL CORDEIRO DE FARIAS
O cronista Rubens Braga e o jornalista Joel Silveira foram mandados para Segunda Guerra Mundial como correspondentes tornando-se afinados colegas e nas horas vagas os dois pilheriavam entre si.
O “Afobadinho de Lagarto” era o nome que Rubens Braga apelidara o sergipano da cidade Lagarto Joel Silveira em virtude da imensa quantidade de reportagens que o jornalista enviava para o Diário Associados de propriedade de velho Chatô. Já o Joel Silveira zombava da lentidão de Rubens Braga em enviar suas matérias para o Diário Carioca. Continuando as brincadeiras Rubens costumava a dizer que o Joel não poderia contar o que acontecera na Itália,´ porque, ele Braga, estava ali para provar que tudo era fantasia. Com os escritores tudo corria normal. já com o general Cordeiro de Farias ,Rubens Braga em um almoço oferecido aos correspondentes de guerra, na cidade Florença(Itália) estourou.
Cordeiro de Farias discursou sobre a importância da democracia em lutas contra as ditaduras de Hitler e Mussolini foi quando o Rubens ironizou:
-General, muito me admira o senhor falar em democracia, quando mandou me prender e me deportar.
-Meu bom Braga, os tempos eram outros. Amenizou o general.
-Democracia é democracia em qualquer circunstância general. Chacoalhou o cronista em plena Segunda Guerra Mundial.