Cascais

Cascais. Uma das mais belas vilas de Portugal, 32 km a sul de Lisboa. Oficialmente, a origem do nome vem do facto de ser uma zona piscatória, sendo comuns por toda a praia os amontoados de cascas de mexilhão, os “cascais”.

No entanto o nome Cascais deu azo a lendas sobre a sua origem. Uma delas vou contar aqui; note-se que enquanto lenda, vale o que vale, sendo no entanto, bastante engraçada.

Depois da conquista de Lisboa aos mouros, D. Afonso Henriques, foi com o seu séquito passear à beira do Tejo pelas bonitas praias do rio. Perante tanta beleza continuou, passou a foz e o Oceano surgiu-lhe em todo seu esplendor. Mais à frente na mais bonita enseada que os seus olhos viram, uns pescadores descarregavam o peixe da safra desse dia.

O mulherio de saias arrepanhadas para não se molharem, ajudavam na acomodação do peixe em canastras, para de seguida, seguirem para o mercado.

Embevecida pela azáfama dos pescadores, também a rainha D. Mafalda se colocou ao lado do seu real esposo, em plena contemplação, quando reparou que D. Afonso Henriques à vista dos joelhos desnudados das mouras permanecia parado, com olhares lânguidos de macho com cio, olhares que a rainha conhecia de sobremaneira.

O sangue ferveu-lhe perante a afronta e sem pensar duas vezes pôs.se a bater no peito do seu real esposo.

Surpreendido pela atitude da rainha, o rei limitou-se a vociferar: «SENHORA PORQUE ME CASCAIS»

Lorde
Enviado por Lorde em 10/03/2013
Código do texto: T4181800
Classificação de conteúdo: seguro