AS MOÇAS DO ARRAIAL NÃO SE CASAVAM COM FORASTEIROS

Nos cafundós de Minas Gerais, o maior latifundiário da região, coronel Adalberto estava preocupado com a tal reforma agrária. Possuía incontáveis alqueires de terras ociosas. Em meio a suas terras havia um arraial onde ele era o delegado, promotor e juiz. O Arraial chama-se Arraial de São Vicente. Como perto dali havia uma enorme e retilínea ravina provocada por erosão pluvial, passou a ser conhecido por arraial do buraco reto. O local era usado por tropeiros da região.

Como o pessoal da região não era muito chegado a serviço rural, o prefeito resolveu “importar” trabalhadores: Foi em um arraial perto dali para contratar trabalhadores. Peões, lavradores... Prometendo mundos e fundos. O Arraial chama-se “Arraial da Boa Vontade”, mas como em frente à capelinha havia uma enorme e torta gameleira, os visitantes e vizinhos começaram a chamá-lo de “Arraial do Pau Torto”. Logo chegou à fazenda uma leva de trabalhadores. Pessoal disposto “meteu os peitos” na terra. Em pouco tempo, haviam destocado, arado e semeado grande parte da terra. O Coronel ficou satisfeito com o entusiasmo dos trabalhadores. Logo as terras ociosas se tornaram produtivas.

O Coronel resolveu conservar os trabalhadores, para isso resolveu casar os rapazes que eram solteiros. Começou a todo final de semana, organizar forrós e bailinhos no grupo escolar, contratou o melhor sanfoneiro da região para animar os “bate coxas”. Eram oferecidas de graça, generosas doses de cachaça. Apesar disso o tempo passava e nada de acontecer casamento. O Coronel resolveu reunir o pessoal e ofereceu para cada casal recém casado a posse de cinco alqueires de terra, e no final de dez anos a escritura definitiva. Mesmo assim ninguém se casava. O coronel mandou investigar o motivo do celibato dos forasteiros. Um de seus compadres, disse ao coronel que havia descoberto o motivo. Rindo disse:

-Ora compadre o arraial não é conhecido por arraial do buraco reto?

-Sim.

-E as moças daqui são conhecidas como moças do buraco reto, não é verdade?

-Sim, é isso mesmo, respondeu o coronel.

E os rapazes forasteiros não vieram do arraial do pau torto?

-Sim.

-E eles não são conhecidos como rapazes do Pau Torto?

-Sim é verdade.

Ele rindo, arrematou:

-Então compadre, é muito natural que as moças do buraco reto tenham medo de se casar com rapazes do “Pau Torto”...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 04/02/2013
Reeditado em 04/02/2013
Código do texto: T4122215
Classificação de conteúdo: seguro