DÊ PRESSÃO ( OU DEPRESSÂO)

A palavra depressão tem sido empregada para nomear tanto um estado afetivo normal (a tristeza), quanto anormal, um sintoma, uma síndrome e doenças. Depressão pode ser também denominação de uma alteração no terreno, como veremos a seguir, ou mesmo um termo de economia .

Enquanto sintoma, a depressão pode surgir nos mais variados quadros clínicos ou não - quadros modernos, impressionistas ou mesmo abstratos - , como transtorno de estresse pós-traumático, o popular transestremático, demência, esquizofrenia, alcoolismo e cachacismo. Pode ainda ocorrer como resposta (respostas certas ou erradas) a situações estressantes, ou a circunstâncias sociais e econômicas adversas, ainda mais com a situação de crise na Europa....

Enquanto síndrome, a depressão inclui não apenas alterações do humor (tristeza, irritabilidade, falta da capacidade de sentir prazer, de sentir desprazer, apatia, apa-tia, apa-avó e apa-prima – doenças de família), mas também uma gama de outros aspectos, incluindo alterações psicomotoras, spimotocoras e vegetativas (relativas ao reino vegetal) e animativas (relativo ao reino animal) e até minerativas (reino mineral).

Finalmente, enquanto doença, a depressão tem sido classificada de várias formas, em função do período histórico ou pré-histórico, da preferência dos autores (preferências sexuais inclusive) e do ponto de vista adotado (com ou sem vista cansada). Enquanto alteração no relevo, a depressão pode ser encarada como produto da erosão, provocada por atividades de extração mineral ou mesmo intemperes naturais. Entre os quadros mencionados na literatura atual encontram-se: transtorno depressivo maior, menor, depressão decorrente do transtorno bipolar (pólos sul e norte), tipos I a XI e depressão como parte da ciclotimia, e do uso de ciclovias.

O depressivo apresenta humor sob a forma de sensação de tristeza e sentimentos de culpa, enfim, se sente um zero ou mesmo um 0,4 mais ou menos. Permanece triste a maior parte do dia e da noite isso quase todos os dias e noites, nada de dia sim dia não. Tudo na sua vida fica fútil, ou sem real importância, nem irreal importância, nem dólar importância. Acredita que perdeu, de forma irreversível, a capacidade de sentir alegria ou prazer. Uma derrota do Vasco, do Atlético Mineiro ou uma vitória do Flamengo, o que em geral é motivo de muita alegria, acaba não sendo nem notada. Atividades anteriormente apreciadas não mais motivam o paciente, que a essa altura já está impaciente. Evidencia-se a diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar ou de tomar decisões e de tomar coca-cola. A mulher ali te dando a maior entrada e você nem percebendo .... nem querendo.

No contexto familiar, o deprimido considera-se um peso morto (quanto pesa um peso morto?). Alcançado este estágio, pensamentos suicidas podem aparecer com freqüência, ou mesmo sem frequencia. A depressão pode ser considerada potencialmente fatal e algumas vezes fatalmente potencial. O quadro aqui descrito, para ser considerado depressivo, deve se estender pelo menos por duas semanas, tipo umas férias de 15 dias.

Portanto, a locução "Dê pressão" deve ser encarada com muito cuidado. "Dê a impressão" é uma alternativa bem mais saudável ou mesmo saldável, em se tratando de saldo.

Karpot
Enviado por Karpot em 07/01/2013
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T4071784
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.