Vale a pena tirar foto com o Papai Noel?

O dia estava quente,a fila enorme e a grana curta.

Antonia olhou desanimada para a filha de quatro anos acomodada no colo do pai.

Os três estavam ali há trinta minutos e pouco haviam avançado na direção do palco armado num canto do shopping;onde Papai Noel,o bom velhinho,tirava fotos com a criançada.

__Você acha que ainda vai demorar muito?__perguntou ela ao consorte.

Fernan,o consorte,examinou o amontoado de gente que serpenteava à frente deles e respondeu,não sem antes fazer um muxoxo com os lábios:

__Com um pouco de sorte,a gente chega em casa antes das nove.

__São cinco e meia ainda Fernan;e nós moramos aqui perto...

__Te passei a minha opinião...

Mais alguns minutos de espera e poucos centímetros conquistados.

__Segura ela um pouco que eu tenho que ir ao banheiro__pediu o pai,que logo depois sumiu na multidão que lotava os corredores.

A menina ganhou o colo da mãe.Pouco depois,irritado,ele retornou.Trazia um guardanapo de papel numa das mãos,que usava para enxugar o suor da testa.Contrariado,perguntou:

__Sabe quanto está a foto?

__Quinze;não é?

__Trinta e cinco minha filha!Trinta e cinco!

__Mas que roubo!E ainda é daquela instantânea,que amarela logo.

__Pois é.Eu acho melhor a gente ir embora,concorda?.

__Concordo.Vamos!

Aí aconteceu o que não poderia acontecer.A filhinha disse:

__Nênê quê papa...papa noeé´

Pronto!O drama:poupar uns "caraminguás" ou fazer a vontade da filhinha do coração?

A vontade.

Mais vinte minutos de espera e Fernan teve uma idéia luminosa,salvadora:

__E se a gente passasse ali por fora do palanque e tirasse uma foto dela perto do Noel com o celular?

__Você acha que eles vão deixar?

__A gente usa o jeitinho brasileiro...É só uma criança...

__Mas,se a gente for lá,vamos perder o lugar na fila.Vai que não dá certo...

Quando a coisa tem que acontecer,nada é capaz de parar a roda do destino.Antonia mal tinha acabado sua ponderação quando um colega de ginásio de Fernan,de apelido Dominguinhos,passou andando por eles.

Dominguinhos habitava a tênue linha que separava as pessoas levemente desequilibradas das loucas de pedra;uma aposta arriscada,mas a única disponível no momento.

__Dominguinhos!Dominguinhos!__chamou Fernan

Com um movimento rápido,parecendo aqueles dinossauros de filme de Spilberg,Dominguinhos virou o pescoço e sorriu ao ver o colega de adolescência.

__E aí Fernan!Satisfação em te ver!Fazendo compras de natal?

Fernan sabia que deveria ser rápido na abordagem,pois Dominguinhos era muito prolixo e estendia qualquer papo por horas a fio.Explicou rapidamente a situação ao amigo,que logo topou ajudar:

__Sem problema__respondeu ele,enquanto coçava a ponta do nariz__Podem ir lá que eu guardo o lugar de vocês.

O casal foi,então,pelo lado de fora da cerca,aproximando-se do local onde as fotos eram tiradas.Num golpe de sorte,chegaram lá justamente na hora em que o bom velhinho ia tirar uns minutos para esvaziar a bexiga.

Assim que o homem vestido de vermelho e branco pôs os pés fora do espaço das fotos,Fernan o interpelou:

__Papai Noel!Tira uma foto aqui com nossa filha!

Antes que o ator pudesse responder,um segurança de quase dois metros apareceu e disse:

__Fotos só esperando na fila senhor.

__Mas é de celular..

__Na fila senhor!

Fernan avaliou bem o tamanho do gigante e resolveu não arriscar uma réplica.Voltaram frustrados para seus lugares na fila,onde encontraram Dominguinhos discutindo com o casal que estava atrás dele:

__Mas eu não fiz nada !__o amigo falava para o marido,enquanto a esposa o fuzilava com um olhar homicida.

__O que está acontecendo?__perguntou Fernan,cheio de medo da resposta.

__Eu vou lhe dizer__bufou o homem,que também era bem forte__Esse cara aqui__apontando para Dominguinhos__ Roubou a carteira da minha esposa!

Todos na fila olharam para Dominguinhos,que respondeu na lata:

__Roubei o escambau!Ela é que é descuidada!

__Descuidada é a sua mãe!__revidou a mulher,irada,enquanto o homem dava sinais de que,a qualquer momento,saltaria em cima do acusado.

__Eu não fiz nada Fernan!Sou inocente!__bradou o réu

Fernan queria acreditar,mas Dominguinhos não era exatamente um cara acima de qualquer suspeita.

__Minha carteira também sumiu!__gritou uma mulher que também estava com o marido e o filho atrás do primeiro casal furtado.

__ Agora você vai ter que confessar!__exigiu,irado,o homem do primeiro casal..

Fernan puxou o amigo pelo braço e falhou-lhe ao ouvido:

__ Dominguinhos;se foi você,confessa logo.

__Mas o que é isso?!Até você Fernan?Eu não roubei nada!

__É que eu lembrei daquela vez,no ginásio,em que você roubou o sanduba de mortadela do Clóvis, lembra?

__Aquilo foi um ato de rebeldia,não um roubo.

__Rebeldia?

__O Clóvis era o garoto mais metido do colégio só por que o pai dele era dono de empresa de ônibus,lembra?Eu quis dar uma lição de humildade nele;nem comi o sanduíche,joguei para os cachorros de rua.

__A gente diz que você é cleptomaníaco.É melhor ser maluco do que ladrão;não dá cadeia...__ponderou Fernan,não acreditando na versão do amigo,que acabara de esquivar-se de um safanão do marido do segundo casal.

__Não vem não que eu sou sexto dan de jiu jitsu__gritou Dominguinhos,enquanto girava as mãos e braços num balé ridículo.

As outras pessoas da fila começaram a tomar partido dos casais furtados.Logo,uma multidão exigia que Dominguinhos devolvesse as carteiras.

Quando tudo estava se encaminhando para um desfecho policial e sangrento,o milagre aconteceu:Um anãozinho que fazia um dos duendes do Noel e que era encarregado da dar as senhas para as fotos pediu para ir ao banheiro.Quando o diminuto ser passou em frente ao local da confusão,a caminho do lavabo,tropeçou na roda de um carrinho de bebê e,na queda,duas carteiras saíram de dentro de seu colant verde e marrom.

__A minha carteira!__gritou uma das mulheres,reconhecendo a cor rosa bebê da indumentária .

__A minha também!__gritou a outra,reconhecendo a estampa de oncinha da peça de couro.

__Anão safado!Pega!Pega!__um grito emergiu da multidão.

Descoberto,o anão deu um pique em direção a grande árvore natalina localizada atrás do palanque das fotos.

Com a perícia de um acrobata de circo ele escalou rapidamente a árvore,cuja ponta ficava logo abaixo de uma janela envidraçada que dava para o telhado do shopping.

Com extrema habilidade o pequenino quebrou o vidro com um soco e depois sumiu por entre as telhas de amianto.

__Se eu não tivesse visto,não acreditaria.__disse Fernan,boquiaberto.

__Vamos para o telhado!__gritou o segurança grandalhão,orientando os colegas.

Em pouco tempo,o telhado do shopping virou palco de uma perseguição implacável.O anão,aproveitando a vantagem de alguns minutos,corria na frente,as vezes deixando de usar só as pernas para locomover-se igual aos macacos,utilizando os braços para dar maior impulso.Entretanto,os seguranças eram muitos e o encurralaram numa ponta do telhado.

__Acabou a festa xará!__gritou o segurança grandalhão,a essa altura todo suado pelo esforço__Se entrega logo que eu quero ir cedo para casa hoje.

O anão olhou de soslaio para a estrada que passava logo abaixo do local onde eles estavam e que apresentava um tráfego intenso.Depois deu um sorriso,fez uma banana como os braços e pulou.

Quando os seguranças correram até o ponto da queda para espiarem o pequeno corpo esborrachado na estrada,tudo o que viram foi um caminhão de areia passando mais a frente.

Dentro do shopping,Dominguinhos ouvia as desculpas dos seus acusadores:

__Agora está todo mundo de consciência pesada,não?__provocava ele,gesticulando __Vocês tiveram é sorte por eu não ter precisado usar meu jiu jitsu!

__Dominguinhos;deixa isso pra lá__disse Fernan,procurando ser conciliador

__Você também duvidou de mim Fernan.Você!Meu amigo de ginásio!

Fernan sentiu o remorso percorrer seu corpo.

Antonia,ao ver o amigo do marido com os olhos embargados,propôs:

__Dominguinhos,por que você não passa o natal com a gente?

Fernan arregalou os olhos para a esposa,mas já era tarde.

__Aceito sim__respondeu o lelé__Vai ter bacalhau?

__Você prefere à portuguesa ou à espanhola?

__À portuguesa,com postas bem grandes!

__Então assim será.

Nesse instante,a filhinha dos dois comecou a chorar.Ao colocar a mão na testa da criança,Antonia constatou uma ponta de febre.Resolveram adiar a foto para outro dia,despediram-se do amigo,que ainda cantava bravatas para os outros na fila sobre suas habilidades de luta,e foram para casa.

Durante o trajeto,Fernan reclamou o tempo todo:

__Você não sabe o que arrumou Antonia.O Dominguinhos quando bebe fica um porre,quer beijar todo mundo...Além disso,o bafo que ele já tem naturalmente piora quando come peixe.Vai ser uma tortura...

__Era o mínimo que eu poderia fazer Fernan.Nós quase metemos ele numa enrascada.

Dias depois,todos estavam reunidos em torno da árvore da natal na sala da casa de Fernan e Antonia.

Dominguinhos,depois de comer quatro pratos de bacalhau e de beber todas,cantarolava músicas natalinas, intercaladas com pagodes de sua preferência:

__"Bate o sino pequenino... Descobri que te amo demais...Um feliz natal...Pedi a Papai noel...Já tive mulheres de todas as cores,de várias idades,de muitos amores...

Fernan prometera à esposa ser educado mesmo quando Dominguinhos entornasse o caldo,mas estava no limite.

A campainha tocou.

__Deve ser o meu amigo!__disse o convidado mala arrastando a língua

Fernan foi abrir a porta em estado de choque.Um chato ele poderia aguentar,havia prometido;mas dois nem pensar!

Para surpresa de todos,um homem vestido de Papai Noel dos pés a cabeça entrou no apartamento.Dominguinhos empertigou-se na cadeira e falou o mais corretamente possível naquelas circunstâncias:

__Como vocês não con..conseguiram tirar a fo..foto naquele dia,eu contratei meu amigo Ga..Gabriel,que é Pa..Pa.. Noel profissional,para vir aqui e fazer o serviço.Vocês tem agora um Papai Noel exclusivo para sua filha pela noite toda.

Ao ver o bom velhinho,a menina começou a falar:

__Papa noeééé...Papa noéé!

__Pôxa Domiguinhos,não precisava...__balbuciou Fernan,emocionado

__Amigos como vocês merecam muito mais__respondeu o hóspede,enquanto equilibrava o copo e o quinto prato de bacalhau no colo.

O casal abraçou Dominguinhos,que deixou o prato cair no chão junto com a cerveja.

Antonia,sempre preocupada com a limpeza da casa,nem ligou.

Fernan esqueceu o bafo de peixe misturado com álcool do amigo e tascou-lhe um beijo na testa.

Foi um natal inesquecível,sob todos os aspectos.

Quanto ao anão ladrão fugitivo,tudo que posso lhes dizer,caros leitores, é que ele sobreviveu à queda,pois teve o impacto amortecido pela areia contida dentro do caminhão no qual caiu,e que passara no exato momento de sua queda.

Se ele vai interpretar o ocorrido como um sinal e se redimir ou se continuará no mesmo caminho,só o tempo vai dizer.

UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 23/12/2012
Código do texto: T4050356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.