O pensamento das coisas e o raciocínio da galinha

Quase nada teria nexo se não houvesse o biológico, original e natural sexo, para então, procriar as vidas da humanidade e dos bichos, e promover a magia dos sentidos vivos. Então assim, haveriam infinitas opções de escolha. Difícil, fácil, simples, decisões para acertar e dúvidas pra dirimir. Muitos rumos, retas, curvas, sol, nuvens, lua, chuva, lama, rua, buraco, precipitações, erupções, corrupções, mentiras, sorrisos, verdades, prisões e solturas, e muito lixo entupindo córregos nas cidades. Explosões de caixas de bancos e briga de vizinhos, e tudo que não interessa, ou não.

Entre o cigarro e o macaco, há pelo menos uma notável semelhança com o homem, pois através de reportagens interessantes mundo a fora, já vimos o macaco fumar. Mas o homem que fuma cigarro, não fuma cigarro, é o cigarro que fuma o homem, pois lentamente, é consumido por mais de 4.700 substâncias tóxicas. Então, o macaco é muito mais inteligente nesse ponto de vista, pois ele só fuma se o homem se meter a besta pra o ensinar, e mesmo assim, o bicho não contrai vício e nem bebe álcool e nem consome cafeína.

O moderno e o antigo se confundem pela ganância de ter, com a elegância curta de nem sempre ser. Pra que diabo é que serve o ouro? Ouro ninguém come! Nenhum mortal leva ouro para o túmulo. Esse elemento amarelo metalizado, caro, apenas seduz os olhos, o ego e a mente humana.

De que adianta para alguns ter nível superior e viver com raciocínio de insetos? Nível superior à quê? Nível superior é somente Deus. Existe pessoas transformadas em mendigos, possuidoras de grau universitário, no entanto, mergulhados fora da sociedade, esquecidas da sorte, “vivendo” e sobrevivendo entorpecidos, ou quase, e sem um destino digno.

Em certo depoimento, eu cometi um pequeno equívoco ao deslizar o nome correto do Sr. DIOGO. Então assim falei, a querer corrigir: " __Onde eu digo digo, não digo digo, digo Diogo. E então segui “diogando”, ou melhor, monologando coisas sem raciocinar. Depois, tive que “desenquivocar”.

As coisas pensam, e na mente de um poeta que deseja ver sua obra completa, até uma pedra pensa. Ora pois, é provável a vacina feita do veneno de serpente, passando pelo sangue de cavalo, salvar bem mais, do que pessoas serem salvas pela própria medicina. Porque a medicina não existe para todos, mas todos estão morrendo com, ou sem ela. Médico não salva vidas, apenas promove alívio de uma dor e abrevia o tempo da morte. Quem consegue “salvar” vidas, no uso coloquial da proverbialidade, é mesmo o Bombeiro Militar.

As reservas das águas são poucas, a semente acabou. A chuva não vem e o Sertão secou. Raiz e folha verde não ficam na plantação. O sertanejo finge que vive, nem sabe se sobrevive. São cenográficos e sobreviventes apenas os costumes, e da política, o povo fica desconfiado. É o gado morrendo e gente comprando fiado. Tão belo é o Agreste, e longe demais das capitais, a burguesia nem anda lá. Uma região eleita por Deus.

No Sertão das precisões é sempre assim, ficam controláveis são os mantimentos do agro racionável que se come. No entanto, o mundo tem a fama que consome a alma, e a mala não tem nome.

O mais importante nessa hora, é ter muita honra nessa calma e bastante áurea nessa alma. Ainda bem, e afinal, que lá em casa nunca faltou moral e carne com farinha. Temos no quintal, galo, capote e galinha. Mas o que tem a ver o bêbado com o equilibrado? A resposta acha-se no trocadilho aqui, que foi baseado na realidade friccionada pela ficção bem humorada.

Quando eu era criança, pensava que minhoca pensava igual a gente pensa, porque uma tia minha falou assim: “__Ô menino, olha só, derramou a sopa na toalha da mesa! Tu tá pensando que nem minhoca, ou tem minhoca na cabeça?”. E daí ficou duvidoso até para saber de que lado fica a cabeça da minhoca, ou se minhoca tem cabeça. Da mesma forma que existe a popular dúvida de quem nasceu primeiro: se foi o ovo ou a galinha. Como resposta, eu prefiro ficar com a dúvida.

O poleiro é um canteiro onde canta o galo, suspenso, num terreiro. Se criarmos a galinha sem muita picuinha, e dermos a ela “pipoca integral”, ou que seja milho orgânico, ela não ficaria tão tonta e nunca sairá da linha. "Gallus gallus domesticus", pintos, pintainhos, pintinhos. Ainda existe muita gente que tem preconceito contra o ovo, mas no entanto, come frango, galo e galinha. Olha aí a questão idiota do pensamento!

São bípedes, e se o ser humano tivesse bico, asas, e ciscasse para trás, estaria sendo metido a besta e ocupando o lugar das aves domésticas. Nada aqui teria sentido se não houvesse a mistura das coisas com bom humor, apenas para desmistificar ideias. Finalizo dizendo que prefiro acreditar numa incerteza igual ao raciocínio ingênuo de uma galinha, do que não ter certeza da lógica dos pensamentos das pessoas, ou das coisas que não pensam.

George Lemos
Enviado por George Lemos em 18/12/2012
Reeditado em 09/10/2013
Código do texto: T4042195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.