CÃES E IDADE
 
Não tem jeito nem escapatória, porque isso acontece com tudo e todos no mundo inteiro, uma hora os nossos amigos cães vão ficar velhos - bom, escapatória tem, se você não tiver cachorro, ou se o seu cachorro morrer antes de ficar velho. E, assim como com os humanos, as mudanças de temperamento e comportamento também são visíveis nos cães que chegam à terceira idade.
Cães na terceira idade, assim como nós, quando na terceira idade, devem ter atendimento prioritário.
Segundo médicos de cachorros, um cão idoso apresenta diminuição acentuada da atividade física, da artística então... e do interesse em disputar território tipo aquela perrenga lá no oriente médio (cães árabes e judeus não vivem se pegando por causa de terras), por conta da diminuição de hormônios reprodutivos.
Mas essa perda do vigor físico pode ter seu lado bom, lado de fora ou de dentro pouco importa. Um filhote requer muita paciência e treinamento para se adequar à rotina da casa e aprender os comandos e tem gente que insiste nessa mania de ter filhotes.... vê se pode..... O cão adulto já esta adaptado à casa e o pessoal da casa teve que ter saco pra se adaptar ao cão que já esta mais tranquilo e tende e requerer menos cuidados. Já o cão idoso... cuidado, melhor não encarar uma situação dessas....
À medida que os cães ficam mais velhos, eles podem continuar fazendo todas as atividades normalmente, se as atividades eram normais antes, como passear, babar, latir com e sem sentido e brincar, mas é importante que os donos estejam atentos para respeitar o novo ritmo do animal - samba, valsa, polca..... depende do cão, além é claro do saco dos donos.
Em média, os cães entram na terceira idade aos sete anos e saem quando deixam de viver, mas isso é relativo, pois as raças e o porte dos animais influenciam muito, se bem que depois de mortos todos saem da terceira idade, sem exceção.
Com o tempo, a queda da atividade física vai se acentuando, e o saco dos parentes do dono se esgotando, tanto que alguns bichos deixam até de gostar de passear e cônjuges chegam a deixar a casa. Portanto, não fazem tanta bagunça em casa, nem os cães nem os cônjuges, que , putos, vão embora. O tempo de convivência com o cão com depende do saco do dono e de seus agregados. Uma dedicação maior do dono ao cão é certo que leva o cônjuge a se mandar rapidinho.
Um cão idoso merece respeito e cuidados mais intensivos, portanto, melhor é desistir dessa idéia de ter cão, nem sequer avaliar a hipótese de ter um. Afinal, programas de TV estão aí mesmo para nos divertir com esses bichinhos, sem termos a menor responsabilidade, nem termos a casa cheirando a cachorro.
Eu mesmo sou fã do "Encantador de Cães". Desfruto do programa, com minha casa limpinha, sem aquela murrinha característica, sem pelos soltos, sem latidos, nem ter que levar qualquer bichinho para se aliviar na rua poluindo o meio ambiente.
Liberdade total, pulgas então....

 
Karpot
Enviado por Karpot em 04/12/2012
Reeditado em 15/04/2013
Código do texto: T4019121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.