NOVAS MORADIAS!
...E como num propaganda: “agora uma perto de você!”
Totalmente arborizadas, chega a São Paulo e em alguns países do mundo, o último lançamento em imóvel a céu aberto!
Nesse último lançamento que vi, fiquei admirado com a paisagem exterior. A interior talvez, nem tanto...
Mas o exterior, embaixo de uma árvore, verde de todos lados, totalmente ventilada. Simplesmente fenomenal!
Para os apreciadores de uma vida ao ar livre, é tudo que há de bom!
Digo chega a São Paulo, porque tenho observado, tais espécies de moradias crescerem sobremaneira , não só na periferia, mas, também próximo aos grandes centros!
Enquanto os orgulhosos e bem-aventurados executivos constroem seus edifícios cada vez mais altos, cada vez mais baixo se afunda o povo do subúrbio!
Não importa!
Mas, infelizmente nas novas moradias, há um pequeno inconveniente... bem, eu diria, vários!
Primeiramente, no calor não tem muito como se refrescar e no frio não se tem para onde correr...
O vento insistente, inevitavelmente avança resoluto pelas frestas mal tampadas...
Mas, tudo isso, perto de onde o sujeito tem que fazer as necessidades fisiológicas, não é nada!
Esse último item, tem que ser programado e feito “na calada da noite!” porém o estômago não espera... mas, é melhor mudar de assunto!
Eu , conheço uma pessoa que se sentiria imensamente satisfeito com semelhante moradia. Aliás, duas!
O primeiro seria Diógenes!
Diógenes o sábio, contemporâneo de Alexandre o Grande, que inclusive, deixou este último em “saia justa!”
Perdão, “saia justa, não!”, vamos mudar para “maus lençóis”, para não macular a reputação do grande líder...
Diógenes o humilhou, quando disse que a única coisa que Alexandre podia lhe dar para seu conforto, “era sair da frente do sol”, que estava fazendo sombra sobre si!
Pois bem, Diógenes com certeza, ficaria imensamente feliz com essas novas moradias que tem chegado a São Paulo, haja vista, o que talvez considerava como uma mansão, era algo em formato de “barril” de madeira , onde habitava confortavelmente!
Diógenes ficaria muito feliz com esse novo residencial crescente!
A outra figura, que se contentaria com tal habitação, devido é claro a seu desprendimento, era Jesus Cristo, porque qual um homem normal, em sã consciência, que aceita morar num amontoado disforme de madeiras, coberto com plásticos e rodeado de compensado e papelão?!
Pois é, a densidade populacional, o desemprego, a falta de qualificação, tem empurrado inevitavelmente, muitos brasileiros para esses abrigos, infinitamente inferior, a tenda!
Não é estado de pobreza e nem de miséria, é estado de uma espécie de sub-humanidade, que as pessoas ignoram e desdenham sem piedade!
Porém, vendo a coisa pelo lado bom (brincadeira), pelo menos não tem que pagar condomínio e nem aguentar um “Paulo*” da vida, cobrando o aluguel às 06:00 horas da manhã no dia do vencimento!
- “Moradores de favelas improvisadas, aproveitem o ar, o verde e a liberdade!”