História de onça

história de onça

De vez em quando íamos passar a noite no clube distante 25 quilômetros de Manaus. Lá havia ainda muita mata fechada e o caseiro de lá, costumeiramente, nos contava muitas histórias de caçada que ele acostumava fazer a noite.

Certo dia estava lá também um amigo dele que trabalhava no sítio ao lado e depois de alguns goles de cachaça começaram a contar histórias menos heróicas e uma delas foi muito engraçada.

Eles foram caçar e não levaram o cachorro, como era de costume, levavam apenas uma cartucheira e seguiram um atrás do outro e, por uma dificuldade maior em subir um morro, acabaram se distanciando um pouco e quem estava armado era o que vinha atrás.

De repente, quem ia à frente ouviu um barulho estranho e parou para observar e devido a escuridão não estava tendo uma boa visão do que poderia ser, enquanto o que vinha atrás também parou achando que tinha avistado uma cotia.

O barulho aumentou um pouco e o que estava desarmado notou que era uma onça que já o havia observado e, ele desesperado, começou a chamar pelo amigo, mas baixinho para não deixar a onça nervosa::

- Cumpadre, O Cumpadre!

Depois de várias tentativas, o compadre respondeu, mas também baixinho para não perder a caça.

- Diga

- passa a arma

- como?

- Passa a arma

- Num entendi.

- Passa a arma

- Passar o que?

Nisso a onça deu um pulo em sua direção, mas não o atacou, apenas para mostrar que ela era dona da situação e ele não agüentou o susto, enquanto que o compadre perguntava de novo

- passar o que cumpadre?

- só umas foias causa que eu me sujei todinho.