DE LÍNGUA PRESA NA LÍNGUA INGLESA!

"Será mesmo que o the book ainda is on the table?"

A pouquíssimo tempo de sediarmos os eventos desportivos internacionais, Copa do mundo e Olímpíadas, o Brasil colocou o ovo de Colombo em pé!

E todo mundo alarmado nos noticiou de língua solta:

O resultado dum ranking entre cinquenta e quatro países nos coloca no quadragésimo sexto lugar, no sentido crescente de melhor a pior desempenho na língua inglesa.

Será que esse "ranking" confere mesmo?

Afinal desconfio porque ali já somos melhor que oito países, só não sei dizer melhor que quais deles, dever ser assim que os responsáveis pela educação do país também devem comemorar.

Extra! Viramos notícia quando se assustaram ao se descobrir que o brasileiro não domina o inglês! Toda a imprensa noticiou:

Brasileiros têm a língua presa na língua inglesa!

Que coisa, não dominamos o Inglês e todo mundo se chocou com a nossa classificação na tal língua. Triste mesmo, também sinto!

Daí me lembrei que quando minha filha era bem pequenina ela me perguntou: "mamãe, por que tenho que aprender inglês se eu moro no Brasil?"

Ara, e ela não teria uma certa razão? Até parei para racionalizar, não é tão fim do mundo assim, afinal, estamos no Brasil, terra de esperanças e línguas mil!

Ao menos se dominássemos só o português mesmo, já estaríamos lá na frente do mundo e tudo o mais estaria de bom tamanho.

Afora o resto que nem sonhamos em dominar...no sentido do conhecimento, obviamente. O ENEM que o diga...isso quando se consegue planejar a prova e tudo dá certo, sem vazar as questões daquelas cruciais horas Hs...lembram?

Mas isso não importa. O que importa é ponhá o voto que abre a porta.

Decerto que todos os governos que batem no peito dizendo que a educação melhorou aqui no país, graças a eles, embora o IDEB canete que não, até hoje continuam a pensar exatamente como questionava a pergunta infantil da minha filha.

E esses gestores dos educadores será que dominam a língua aqui...ou só lá fora?

Aliás, se a questão é "aqui no agora", para que estudar... não é mesmo?

E falar inglês para quê? Se hoje é tão chique ser desfavorecido em tudo... para quê ser demodê na educação e na boa língua?

Culpa de tudo isso é de quem "sacrilegicamente" estudou, eu vejo e sinto assim. É alto o preço a se pagar por dominar a língua não falada.

Afinal, se "nóis vai e nóis vem" sempre tão bem por esse mundão afora a nos proclamarmos em franco desenvolvimento em tudo , não seria a nossa língua presa na tão distante língua inglesa que nos negaria o sagrado direito de ir e vir, -e existir!- em qualquer língua, inclusive num arranhando fonema lá da terrinha mãe.

O que vale aqui é a bola da vez!

Que nunca foi dominar o inglês, muito menos o português!

Solta a língua Brasil!- que o mundo é nosso...em qualquer língua, é o que dizem os governantes. Basta saber politizar e fantasiar que chegaremos a qualquer lugar de todos os rankings falando qualquer falácia em qualquer idioma! E todos acreditam, isso é que é língua para ninguém botar defeito.

Que mal eu lhes pergunte: aliás...

COMO É QUE SE ESCREVE "INGLÊS" NUM BOM PORTUGUÊS?

" A melhor língua é a do pensamento, a que não precisa de tradução em nenhuma língua"

Mavi.