ESTRESSE - TEMA ESTRESSANTE

O que é estresse? É uma resposta fisiológica a qualquer mudança, boa ou ruim, que dispara no cérebro e no corpo o reflexo adaptativo de luta ou fuga, dependendo do oponente, mais fuga.
O bom estresse, também chamado de "eustresse", dá energia e nos motiva a lutar – box ou karatê - e a produzir produtos. Vemos o eustresse em atletas de elite, artistas e toda sorte de indivíduo de destaque mesmo em azarados e não muito destacados. Quem já fechou um importante negócio ou teve uma avaliação boa de desempenho, por exemplo, goza dos benefícios do estresse e goza quem não foi bem avaliado – no caso, se o outro que está sendo gozado é tipo “armário” e ficar enfurecido, uma fuga pode ser necessária....
Mas, ao falar de estresse, a maioria das pessoas se refere ao tipo ruim. No trabalho, os fatores negativos de estresse em geral estão ligados à atitude de consumidores, clientes, chefes, colegas e subordinados e também a prazos apertadíssimos, sapatos também apertados e quanto mais pressa, mais apertados para irmos ao banheiro ficamos.
Sabemos ainda de executivos que se preocupam sem parar com o impacto da China no mercado de sua empresa, mesmo que não se tenha empresa, a situação econômica micro e macro (matérias básicas do curso de economia), a oferta mundial de petróleo, se o Lula volta.... e por aí vai. Além disso, as pessoas levam para o trabalho o estresse causado por problemas com a família, aqueles parentes todos dando palpites, com a sogra, com o fisco, com o trânsito, bem como toda a ansiedade gerada pela contínua leva de más notícias que deixa todos chateados, se sentindo impotentes, mas o Viagra pode dar um jeito. É furacão, política, PT, PMDB, Sarney, Zé Mensalão Dirceu, Genuíno das Cuecas.... seqüestro de crianças, guerras, oriente-médio (guerra por lá?), veados em alta, ataques terroristas, assim por diante. Melhor parar por aqui, porque falar dessas coisas acaba dando o maior estresse.
Karpot
Enviado por Karpot em 09/10/2012
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T3923982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.