Aceitai nossas ofertas

Num país muito distante onde liberdade era plena se reuniram alguns líderes religiosos para discutir métodos de angariar mais fundos para suas igrejas. Uma vez que o dízimo era instituído e tradicional o foco da convenção era as "ofertas espontâneas". No momento certo discutia-se a maneira da distribuição de tais donativos.

- Na minha igreja, no final dos expedientes, faço um círculo grande no chão; pronuncio uma prece: "Senhor, aceitai nossas ofertas"; atiro todo o dinheiro para cima e então as cédulas e moedas que caírem dentro do círculo são da igreja. Já aquelas que caírem fora, entendo que é a vontade do senhor que eu as recolha para meu uso particular.- Um dos líderes explica.

Em seguida mais dois líderes fazem semelhantes discursos:

- Na minha igreja é muito semelhante à sua. No entanto, sabendo do poder absoluto do meu deus, entendo que o dinheiro que cair fora do circulo é vontade dele que seja da igreja, me apossando daquele que ficar dentro do círculo.

- Na minha também invoco o poder do nosso todo poderoso, numa cerimônia semelhante; Atiro para cima, na direção de Deus, todo o montante das ofertas. Todo o dinheiro que cai no chão, o recolho para mim, por entender que o todo poderoso, já apanhou sua parte, ainda no alto.

Adaptação de uma antiga piada.