O PÉ FRIO

Todos em Calambau conhecem um ferrenho atleticano, calambauense, que mora em Barbacena. Embora radicado há muito tempo em Barbacena, ele não esquece a terrinha e sempre quando tem uma folga vem rever os amigos e parentes.

Essa pessoa, além de outras qualidades, tem uma que lhe é peculiar: é torcedor ardoroso do Clube Atlético Mineiro, mas em matéria de jogo ganhou, na cidade, a pecha de “pé frio”: quando está em Calambau, o Galo não ganha de ninguém. Isso aconteceu várias vezes.

Certa vez, o Galo precisava ganhar do Corinthians e eis que aparece na terra o dito cujo. O Tadeu, filho do desportista calambauense Benigno, e que mora também em Barbacena, nesse dia estava em Calambau.

Encontrei-me com o Tadeu e expliquei-lhe a situação: tínhamos que arranjar um jeito do "pé frio" sair da cidade na hora do jogo. Como o Tadeu também é atleticano, dos ferrenhos, interessou-se pelo assunto, pois se tal pessoa ali permanecesse seria derrota do Galo na certa. Chamamos o atleticano para uma conversa e o convencemos a sair da cidade, pois a sua permanência traria, certamente, a derrota do Atlético. Inicialmente, ele relutou dizendo que uma hora isso ia parar de acontecer e que ele queria ficar na cidade por mais alguns dias . Como retornaria a Barbacena em pleno domingo?

Sugerimos o seguinte: Ele iria para a nossa divisa com Piranga e ouviria o jogo do lado de lá, pelo rádio do carro. Como o jogo começaria às 16 horas seria bom que saísse de Calambau uns vinte minutos antes ( a estrada ainda não era asfaltada). Explicamos-lhe, ainda, que a divisa era na ponte anterior à Capela de Venda Nova.

Na hora marcada, o nosso amigo foi para a divisa e o Tadeu e eu fomos pra casa ver o jogo. Foi um jogão. Terminou o primeiro tempo em 0 x 0 e ambas as equipes tiveram chance de gols. No intervalo, o Tadeu disse-me que se o " pé de gelo" estivesse na cidade, o Corinthians já teria feito um gol.

Veio o segundo tempo e o jogo continuou muito movimentado. Faltavam dois minutos para terminar a partida e o Corinthians fez o gol da vitória. O Tadeu ficou bravo dizendo que o "peste" estava na cidade e não cumprira o combinado.

Daí a pouco, o nosso amigo “ pé frio” chega meio ressabiado... e fomos logo perguntando-lhe : - O que aconteceu? Você não foi para a divisa com Piranga? Aí ele se explicou: - Faltavam dois minutos para terminar o jogo e me deu uma vontade danada de fazer xixi. Como do lado de Piranga tinha uma casa com pessoas no terreiro, eu resolvi passar para o lado de Calambau. Atravessei a ponte e fiz o meu xixi. Quando voltei para o carro, tinha acontecido o gol. Maldita cerveja que tomei antes do jogo! ele completou. Ao que o Tadeu retrucou:- E você, faça-me o favor de não vir aqui em dia de jogo do Galo. Fique lá em Barbacena!

***************

Murilo Vidigal Carneiro – Agosto de 2012

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 10/09/2012
Código do texto: T3875330
Classificação de conteúdo: seguro