FILHOS Ys DE PAIS NADA ZEN!
Nós estávamos ali numa reunião profissional e tão logo as aulas terminaram a imediata primeira "hora feliz" parecia nos convidar ao desabafo grupal, quase uma terapia coletiva.
Ali esquecemos todas as ciências banais para conversarmos sobre a ciência de se educar filhos...nesses conturbados dias de hoje.
TUDO SEMPRE MUITO, MAS MUITO IGUAL!
Se é que alguém consegue a tal proeza, assim, com exímio desempenho, de acompanhar um filho Y neste mundo nada zen.
Nós, pessoas duma geração nem tão distante das atuais dos nossos filhos, às vezes temos a impressão de que, ao invés de trinta anos, se passaram cem, dada às mudanças tão aceleradas nos tais "usos e costumes" do mundo punk Y de hoje, todavia, ali eu fiquei feliz por não ser a única a sentir tanta estranheza de mundos.
Está tudo absolutamente...revolucionado.
E o motivo do meu humor é que, se algum dia você se perguntou "aonde foi que eu errei" , como todos ali admitiram ter se perguntado um dia, e resolver guardar a pergunta com você já que nem você e nem ninguém vai conseguir respondê-la... relaxe, porque naquela oportunidade descobri que: ninguém está sozinho quando o assunto é filhos da geração Y. Os pais estão todos pirados em conjunto!
Geração Y!
Ainda nem fui ver do que se trata mas fato é que é punk mesmo ser pais da tal geração Y!
Eles vivem em alfa...
E de repente alguém da mesa começou a desabafar ao se comparar cronologicamente ao seu filhote Y na época dos seus vinte anos, que ocorreu há trinta anos atrás.
Com vinte e um anos eu já...e lá se foi uma lista inteirinha de compromissos sérios...
" Hoje eles dizem que fazem de tudo, ou melhor, SÓ parece que fazem tudo ao mesmo tempo...mas no fundo não fazem nada..." desabafou desesperado um pobre pai dum filhote geração Y, engolindo toos os vinhos, vermelho de raiva, socando a mesa a fazendo trepidar...
Ali, sem dúvida uma fiel dramatização terapêutica do inconformismo coletivo dos pais geração Y.
Ingenuamente lhe perguntei algo e pelo que senti, claro, foi bem na hora errada, já que o assunto da mesa era faculdade dos Ys, que hoje em dia nelas eles entram e saem entram e saem várias vezes de inúmeras delas... mesmo assim arrisquei:
" E o seu y, faz o quê?".
O pai, inconformado respondeu:
" ELE FAZ QUE ESTUDA...O TEMPO TODO."
Se você tem um filho geração Y, ao menos um consolo: se você sobreviveu, saiba que você é um vitorioso!
Só pela sobrevivência sua e dele, saiba mais ainda, você acertou duas vezes!
Afinal ,se eles estão em alfa o tempo todo, aproveite este pequeno espaço literário para se desfazer de todas as suas culpas e curtir seu alívio Zen.