Apenas um "trote" inocente. (conclusão)

A manhâ de sábado corria alegremente, o sol mostrava-se generoso, e as ruas,como acontece em dias de calor, estavam apinhadas de gente.Jarbas estava radiante,ainda não eram dez horas, e ele já havia vendido três jogos de sofá,duas estantes e quatro bicamas.Se o movimento continuasse assim,o vendedor de móveis logo conseguiria quitar sua dívida com os fornecedores.Era cada vez mais difícil concorrer com as grandes lojas de departamento.Um alvoroço na calçada chamou a atenção do comerciante, que além de gozador,era um fofoqueiro inveterado.Ao conferir do que se tratava,Jarbas deparou-se com uma cena inusitada:no meio de uma multidão de curiosos, sentado em uma cadeira dessas de praia, com a cabeça inclinada para trás , jazia Liparone.O baleiro era amparado por Marli,que seguráva-lhe a cabeça com as mãos.O mais impressionante era que o nortista soluçava, e soltava pela boca bolhas de ............ sabão? ,sim, eram bolhas de .........sabão!!!!!!!! .Demonstrando uma frieza digna de james bond,Jarbas arguiu:

___ Mas o que é que houve? (como se ele não soubesse)

___ Esse "home" inventou de fazer um remédio caseiro "pro" estômago, e agora está assim, parecendo uma máquina de lavar ligada.( respondeu Marli, com o semblante preocupado)

Jarbas analisou a situação friamente:pelo menos lipa não havia contado quem tinha lhe ensinado a receita, mas o "home" estava mal e, caso "abrisse o bico" e viesse a morrer logo depois,seria confusão na certa para o lado do comerciante de móveis.Só restava ao gozador providenciar o socorro. Propôs então:

___ Vamos levá-lo para o hospital! espera aqui que eu vou fechar a loja e pegar o carro.

___ Isso seu Jarbas,muito obrigada, eu espero.( disse Marli, comovida com a "generosidade" do vizinho de comércio).

Em questão de minutos,o enfermo e sua esposa foram postos no carro, e começou uma corrida, para salvar a vida de Liparone, e livrar Jarbas da acusação de homicídio culposo......ou doloso, dependendo do juiz que pegasse o caso.

O hospital ficava a uns cinco ou seis kilômetros da loja,um trajeto curto e fácil de percorrer,não fosse o trânsito louco do bairro aos sábados.Demonstrando então uma perícia digna de Airton senna,Jarbas começou uma sequência de ultrapassagens sensacionas:cortava pra cá, pra lá,tirava um fino aqui, fechava a rua acolá, ultrapassava pela direita, e quase atropelava uma velhinha de óculos ,que saía da feira cheia de bolsas.Só de sinais vermelhos avançados foram cinco,e os guardas só anotando......Agora ,o vendedor devia estar com mais de duzentos pontos na carteira.No banco de trás,Lipa parecia estar com hidrofobia, pois com o chacoalhar do carro , as bolhas transformaran-se em espuma.À certa altura,Marli perguntou intrigada:

___ Ô seu Jarbas, o que é que os motoristas dos outros carros estão falando "pro" senhôr?,tá uma gritaria danada!.

Como estava concentrado em chegar ao hospital,Jarbas não havia atentado para este detalhe .Procurou então ouvir alguma coisa,mas como o carro andava muito rápido, só conseguia pegar o final das frases:

____ADO!!......ADO!!!!!.....UTA!!!!!....UTA!!!!!!!...ALHO!!

Sem graça,o comerciante tentou explicar o inexplicável:

____ Liga não, eles estão com inveja do meu carro novo......... coisa de recalcado.

____ Ah bom !(murmurou a esposa do pseudo hidrófobo , enquanto amparava a cabeça do marido).

Ao chegarem ao hospital,Liparone foi protamente atendido.Jarbas estava se rasgando por dentro, mas aparentava uma calma gélida.Finalmente o médico veio falar com eles:

____ Seu marido vai ficar bem (disse para Marli)___ fizemos uma lavagem e o colocamos no soro. Ele terá que ficar aqui o dia todo em observação.

____ Tudo bem doutor,o senhor faz o que for melhor!(respondeu Marli).

Virando-se para Jarbas, o médico disse:

____Eu preciso falar com você em particular, vamos para aquela sala ali.(apontou para uma porta azul)

Ao entrarem na sala, o médico fechou a porta e começou o "esporro".

____Faltou pouco para aquele senhôr morrer.Acho que se ele tivesse tomado três ao invés de duas colheres de sabão em pó , nada poderia ter sido feito.Você é sempre metido a palhaço assim, ou foi só desta vez?.(disse, com os olhos fulminando Jarbas).

____Ele contou para o senhôr?( perguntou um envergonhado Jarbas).

_____Sim , enquanto tomava a lavagem.........( o doutor parecia querer esganar Jarbas).

_____Doutor,eu nunca pensei que o lipa fosse tomar água com sabão em pó.........Foi apenas um "trote" inocente.( tentou justificar-se o sacana, sentindo-se como um colegial repreendido pelo professor)

_____ O pior __ disse o médico__è que seu amigo é tão ingênuo, que está creditando o seu mal à uma "buchada de bode" que comeu ontem! . Ele acha até que seu "remédio" salvou a vida dele!. Ou ele é um santo ou é uma besta!!.

_____ E o senhôr, o que disse a ele?( perguntou sem respirar Jarbas).

_____ Olha,nesses anos todos de estrada, na medicina e na vida, aprendi que pessoas simplórias como seu Lipa, são as mais honestas e confiáveis,mas quando são enganadas , fazem de tudo para se vingar. Como o caso acabou sem maiores consequências ,e eu não quero que você morra, pendurado na ponta de um facão, confirmei a teoria do seu amigo.

_____ Muito obrigado doutor, o senhôr não sabe o peso que saiu das minhas costas.(Jarbas estava quase chorando).

____Agora pode ir....... e vê se não faz mais "M". Não se esqueça que depois "estoura" tudo na minha mão. Da próxima vez vou "jogar no ventilador".( ameaçou ).

O comerciante saiu da sala ,e encontrou Marli no corredor.A mulher estava desconfiada daquela conversa particular entre os dois.Jarbas lhe disse que o médico preferiu passar à ele, as recomendações sobre os cuidados que Lipa teria de tomar em casa, por julgar que ela estava muito nervosa .A desculpa colou.Jarbas se despediu,não sem antes oferecer toda a ajuda na recuperação do pé-de-cana ,digo , do enfermo,que foi prontamente aceita pela esposa do nortista.

No caminho para o carro,o comerciante calculou o prejuízo causado pelo "trote ":Não menos que mil reais em multas de trânsito,perda do faturamento de um sábado promissor,e pelo menos umas dez taquicardias.Apesar disso tudo,ele sabia que ainda estava no lucro.Ligou o carro e foi para casa .No caminho, teve uma idéia macabra: da próxima vez que passasse esse "trote", iria mandar o "caboclo" tomar também um copo de água sanitária; Assim, o indivíduo morria de uma vez, não contava nada para ninguém ,e ele, Jarbas, não passava por tudo aquilo de novo .O sacana riu de si mesmo e de sua mente poluída.Tudo que ele queria agora, era chegar em casa,encher a cara de cerveja, e dormir direto até o dia seguinte.Já tinha tido emoção suficiente para o fim de semana inteiro.