SINDROME DO MORTO VIVO
Uma das mais curiosas e sombrias doenças que um ser humano pode ter é a chamada síndrome de Cotard ou, simplesmente, “síndrome de cadáver” ambulante.
Ela foi descoberta no já muito distante ano de 1880 pelo neurologista Jules Cotard, mas apenas em 1893 ela adquiriu a alcunha pela qual a conhecemos. Apesar dos casos já registrados desde então este curioso distúrbio neurológico não consta nos sistemas internacionais de doenças e pouco conhecemos sobre suas causas.
De um modo geral, trata-se de uma doença em que o paciente simplesmente acredita que está morto ou que está em estado de decomposição. Nos casos mais graves ele até mesmo nega a existência do mundo e das pessoas. Mas de um modo geral esta síndrome ( que poderíamos também caracterizar como um tipo de psicose) caracteriza-se de modo geral como uma variação de transtorno de humor unipolar.
Caso o leitor tenha tendências melancólicas é pertinente observar que a expressão “morto por dentro” não chega nem perto da realidade de tal fantasia....
O que realmente importa é viver as coisas intensamente, mesmo que você seja um morto vivo....