Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Aui: o humor dos mineiros teve origem na inconfidência Mineira.

Você sabia como surgiu a expressão popular dos mineiros, UÁI?
 
Vejam vocês o que é a natureza! Sempre me causou a maior curiosidade a mania dos Mineiros em falar a torto e a direito a engraçadíssima expressão UÁI! Nos idos de 1961 fiz uma viagem pelo Triângulo Mineiro, a começar por uma cidade chamada Santa Juliana, depois Perdizes, Araxá, Uberaba... e era só o que eu ouvia. Agora, me chega finalmente a explicação, bastante convincente, por sinal. É que uma das minhas 4 leitoras, a Márcia Barcellos que vem a ser minha prima, (família que lê blog unida...), mineira das boas de Juiz de Fora que me enviou recorte de jornal deveras ilustrativo. HC

"Segundo a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que a incentivou a lhe pesquisar a origem. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana. Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: quem é? E os de fora respondiam: UAI - as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário".

Fonte: Jornal Correio Brasiliense

http://hugocaldas.blogspot.com.br/2011/06/voce-sabia-como-surgiu-expressao.html
J B Pereira, Hugo Caldas, Recife, Pernambuco e Brasil
Enviado por J B Pereira em 22/07/2012
Código do texto: T3790727
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (http://hugocaldas.blogspot.com.br/2011/06/voce-sabia-como-surgiu-expressao.html). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2269 textos (1187081 leituras)
14 e-livros (84 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/09/19 23:52)
J B Pereira