O CÚMULO DA PRIVADA PÚBLICA
Numa dessas manhãs, eu voltava de férias.
Logo cedinho, encontrei com uma colega de trabalho, que me parecia muito descontente e imensamente irritada.
Cumprimentamo-nos, e ela, que havia trabalhado a noite inteira sem nenhum descanso, muito indignada, logo me contou o que acreditava ser novidade para mim.
Informou-me que havia um problema de manutenção no sanitário que servia a nossa sala, e que durante o seu período de trabalho, não conseguira dele fazer o digno e necessário uso.
-Este treco está enguiçado, você já viu isto? Que absurdo!
-Que treco?
-Sim, a válvula da caixa acoplada da privada!
-Ah, ainda? Mas faz seis meses que ela enguiçou.
-Seis meses? E nenhuma providência?
-Até tentei! Há seis meses comuniquei à diretoria por memorando...e nada! Sequer uma resposta.
E continuei a explicar...
-Certo dia, chamei pessoalmente o técnico de manutenção, que meio assustado, olhou de longe pra a tal “caixa”, e me informou que não tinha “o poder” e nem os instrumentos necessários para resolver o conserto.Pediu-me para que “eu” fizesse um memorando endereçado à Diretoria, que por sua vez faria um comunicado urgente à zeladoria, que prontamente autorizaria a chefia dele... e aí sim, imediatamente o conserto seria realizado.
-E o que você fez?
-Ora, fiz o que ele me pediu, caprichei no memorando...
-Pois é, ontem o chamei novamente.Tentou um jeitinho brasileiro,olha só: me deu todas as instruções, que vou lhe repassar na íntegra: se você precisar da privada, suba neste banquinho aqui, abra o registro d’água lá de cima, depois retire a tampa acoplada, e com muito cuidado enfie a mão aqui ó, neste buraco, localize um pininho de metal...e depois a parte mais fácil...é só puxar por esta cordinha emendada, mas cuidado, puxe só até a metade, nesta marquinha daqui, tá vendo?- para que não se rompa...e pronto! Problema resolvido!Mas olha, foi honesto e prudente: orientou-me que seria conveniente usá-la só para “líquidos”...porque não garantia seu funcionamento para sólidos.
-E você a testou? Para líquidos ao menos funciona?
-Pois é, tive uma dor de barriga...e não me deu tempo de fazer nada disto!
Bom, nem perguntei mais nada...
Disfarçadamente examinei a privada e fiquei rezando para que a tal dor de barriga passasse bem longe de mim...