Memorial de um vagal - romance

O trabalho enobrece o homem.

O trabalho empobrece o homem.

Quem trabalha cedo madruga.

O trabalho emburrece ensandece o homem.

E a mulher,

o irmão da mulher,

mais o caseiro de vez em quando.

Busquei o trabalho desde que nasci.

Assim que o médico me arrancou do buraco de minha mãe dei um tapa na cara dele.

Ele, claro, não quis eu no lugar da enfermeira, mas não desisti.

Quando encontrei-o, enfim, o trabalho,

um sujeito horroroso que fumava cigarro de gimba,

saí correndo na direção contrária.

Mas um dia ele voltou junto com dois pms , levantou as saias e disse que eu tinha comido a mãe dele.

Fazer o quê ? fui trabalhar lavando panela com a velha até que depois de uns trinta anos,

como aquele Isaque da Bíblia, pulei a primeira janela aberta e reconquistei minha vida,

a Chica,

e de brinde um micro-ondas.

Deu trabalho.

Pois assim é.

E como já dizia meu sábio de cabeçeira – Confúcio.

“Escolhe um trabalho que gostes e não terás que trabalhar um dia na tua vida.”

Portanto ecolhi a puneta e depois fazer gemada.

Claro que não vivi sempre assim numa boa com outra ao Deus dará.

Subi meu calvário de salafrário, no Banco do Brasil e no Congresso Nacional.

É ,sim senhores, fui concursado e passei a mão no eleitorado.

Dias de Glória, mas a Glória dá muito ... trabalho.

Larguei mão.

Se você duvida mando a coleção de recortes de jornal que minha secretária preparou sentada no meu colo. É, já tive meu tempo de Bill Clynton, e olhe que a secretária dava de dez naquela estagiária panguá.

O tempo passa, e dá trabalho. por isto, um dos meus maiores prazeres é matar o tempo com uns dois pipocos por dia que às vezes pegam nos pms da rua.

Levei assim umas batidas que não foram de limão mas não abro o portal da mansão à toa, bien sür.

Do meu aprendizado na Faculdade de Direito, do Largo São Francisco - um antro excelso de vagabundagem - aprendi, for example, que trabalho vem do latim tripallium – instrumento romano de tortura. Vagabundagem é também Cultura.

Tá bom, sempre se ganha alguma coisa com experiência. No meu caso - aprender que trabalhar não vale nada e não ser quando depois você descansa. E depois-experiência é coisa de maluco, cientista e músico tropicalista.

Poeta não, poesia não dá trabalho, nem lucro, nem porra alguma.

É, ser grosso dá trabalho. E não vou corrigir o que escrevi acima porque vivo com Preguiça. A minha sogra.

(continua)

Zulcy Borges
Enviado por Zulcy Borges em 09/07/2012
Reeditado em 09/07/2012
Código do texto: T3768237
Classificação de conteúdo: seguro