O caso da morcega choca

Dois amigos nordestinos que gostavam de caçar e pescar se mudaram pra o estado do amazonas. Um dia um repórter apareceu pela cidade ribeirinha onde moravam e perguntou por curiosidades locais. Um morador disse que aqueles dois gostavam de contar suas aventuras na caça e na pesca. Então o repórter resolveu visitá-los, e foi fácil reuni-los pois moravam um vizinho ao outro.

Disse o repórter

- Então, eu ouvi dizer que os senhores gostam de caçar e pescar, contem-me alguma coisa que tenham presenciado em suas andanças pela floresta.

Um deles que era o pescador disse: - compadre caçador conta aí aquela em que você viu um sapo hipnotizando uma rolinha lá na nossa terra...

- não, essa aí é muito besta, todo mundo que caça lá no nordeste tá cansado de ver, conta você aí aquela que se deu aqui, quando você viu uma jibóia mamando num boto...

- essa também é muito sem graça qualquer ribeirinho dessas banda tá cansado de ver jibóia mamando em boto e peixe boi... por que é que você não conta pro moço repórter aí, aquela caçada em que você descobriu em plena noite uma grande ninhada de morcego...

Foi aí que o repórter se virou pra o caçador e perguntou:

- é mesmo? O senhor descobriu uma ninhada de morcego?

- foi, isso faz um certo tempo e só aconteceu uma vez, o caso foi assim: eu demorei no mato e a noite chegou, mas eu tomei o rumo de cá orientado pelo instinto e esperando brilhar as estrela, era noite sem lua... só que um pouco depois do sol se pôr, eu comecei a ver um clarão pras banda do nascente, estranhei mas continuei andando, e o claro foi aumentando e eu não sabia quem estava produzindo aquela luz, logo a mata aqui é muito alta e não dá pra se ver o horizonte , fiquei intrigado, mas não com medo, queria tirar as dúvidas. Foi aí que tive a idéia de subir numa dessas árvores grandes daqui e assim fiz. Quando cheguei lá em cima tomei um susto, há um palmo do meu nariz avistei uma morcega deitada num ninho de cipó, era um ninho parecido com o de casaca de couro lá do sertão do ceará, pois bem, era uma morcega grande mas como eu ia dizendo, não tenho medo de bicho do mato nem de visage do além, levantei minha mão pra pegar a bicha choca que ainda quis me agredir... todo bicho no choco é enjoado e agressivo o senhor sabe né, pois foi, mas eu não recuei a mão e ela, mesmo naquela claridade bateu asa e voou. Deve ter ido chamar o morcego macho dela lá pra defender o ninho, mas não voltou logo não, foi aí que eu vi a ninhada de ovos, e contei, eram bem uns sete, tive pena e não quis trazer nenhum, deixei todos lá, mas digo que por aqui e lá pelo nordeste eu nunca vi ninguém dizer que já viu morcega choca, nem ninguém nunca achou ovo de morcego!

O repórter interroga pormenorizando:

- mas se era noite, deu pra ver mesmo se era uma morcega choca?

- eu não disse que estava ficando claro rapaz?

- disse e eu não duvido mas... o que era mesmo que estava iluminando a mata se não havia lua no céu?

- meu amigo, foi ali, de cima daquele grande pé de pau que presenciei a coisa mais inesperada que alguém pode ver numa noite trevosa, parecia um cometa mas não era não, pra espanto meu e geral eu não gosto nem de contar o que vi... diz pra ele aí compadre pescador.

-foi... quer dizer, é isso seu repórter, meu compadre caçador não gosta de dizer o que viu pra qualquer um aí não porque, por aqui o povo zomba dele, mas ele me assegurou e eu acredito no que ele diz, naquela noite, ele além de ter descoberto coisa inédita de se ver aqui e no nordeste, que são os ovos de morcega choca, viu pras bandas do poente um arco-íris que brilhava no céu da noite com uma luminosidade maior do que umas dez lua cheia! Não foi compadre caçador?

- foi isso aí! Mas só aquela vez, viu seu repórter, não vá dizer por aí que vi isso duas vezes não, porque eu sou muito homem pra desmentir! isso se deu apenas uma vez e nunca mais!

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 08/07/2012
Reeditado em 08/07/2012
Código do texto: T3767434
Classificação de conteúdo: seguro