"DE MÉDICO E DE LOUCO..."
Todos nós temos um pouco...
Dia desses eu ouvi um relato deveras interessante.
Ela, uma grande amiga jovem mas madura, me dizia que resolvera procurar um psicanalista para que pudesse desabafar suas angústias cotidianas mais íntimas "desta sua atual fase de vida".
Nada de sério, afinal, quem não as tem?
Todos somos seres de "certas fases", é bom que se diga isso.
Todavia, num mundo como o de hoje eu particularmente costumo dizer que otimismo é alienação.
Calma, explico com argumentação, é só uma figuração bem incisiva que costumo usar até para explicar o meu constante cetismo com o entorno, mas que também é visto por mim como algo engraçado, senão eu não estaria fazendo humor do assunto.
É verdade: observem, quem é muito "zen" nos surreais dias de hoje me parece alguém potencialmente meio problemático mesmo, uma vez que são inúmeros os estímulos para nos estressarmos, e se o eixo "neuro-psíquico" funciona bem, ora, obviamente nada mais natural do que "'pirarmos" de vez em quando...é até índice bem salutar.
Mas o foco aqui não é a minha opinião e sim a opinião do psicanalista...dela, o da minha amiga.
Procurou alguém "super- hiper- mega profissional, conhecidíssimo no pedaço", dizia-me ela, que era para não correr o risco de lesar sua sanidade mental da qual sempre zelou muito bem.
" Nada de traumas, com essas coisas de psiquê não se brinca", me concluía ela.
E me contou que assim que deitou no divã do psicanalista, antes que falasse qualquer coisa, ouviu dele o seguinte aviso:
" Saiba, seja o que for que esteja acontecendo com você, daqui pra frente as coisas só tendem a piorar. Tudo pra você provavelmente só vai piorar. É questão de tempo. É bom que saiba que a vida é uma sucessão nem sempre linear de infinitas perdas para todos nós , principalmente a partir da nossa idade. Se você ganhar algo daqui para frente, saiba, estará no lucro, então relaxe e não se importe com mais nada, que alguma coisa de bom talvez ainda possa acontecer."
Vocês devem concluir que literariamente exagerei no relato sobre a tal recomendação do psicanalista da minha amiga, mas não foi não, o texto é mera expressão da verdade dele nas palavras dela, e parece que o tratamento do homem é realisticamente "de choque".
E não é que funcionou? E numa sessão que nem começou!
Então, claro que eu lhe perguntei:" Menina e daí ?"
Disse-me então que saiu de lá instantaneamente curada de todas as suas frívolas angústias, que desapareceram num passe de mágicas do divã, a acreditar que é a pessoa mais feliz deste e de todos os demais mundos e... tendo a certeza de que aquele "master" da psicanálise está precisando é duma rápida ajuda do divã.
Pode?
De médico e de louco...quem não teria só um pouco?