Cotidiano familiar

- Vamos Célio - gritou a mulher, - apresse com essa barba. Já faz mais de meia hora que você está aí nesse banheiro. Por que não cortou ontem à noite?

- Já vai, já vai - responde o marido escondendo a irritação. – Minha camisa está passada?

- É claro que está, ou pensou que eu ia deixar para a última hora... Vamos Júnior, não seja molenga como seu pai e amarre direito esse cadarço. Será que logo no dia de sua Primeira Comunhão chegaremos atrasados? Vai ficar muito bonito! Pronto Célio?

- Sim. Cadê meu sapato?

- Pegue o novo.

- O novo não quero, é muito apertado.

- Não interessa. Nunca vai à missa e quando tem que ir vai como um Jeca? Negativo, pode vestir o novo, nem que doa.

- Já te falei que calçado a gente não veste – calça. Vamos. Fala de mim, mas você faz bem umas duas horas que está se embonecando. Até parece que vai ao casamento de alguma princesa. Aposto que ainda vai ao banheiro.

- E se for, o que é que tem?

- Tem que vai urinar uns pinguinhos e dar a descarga de cinco litros de água. Só isso. Economia de água nunca foi seu forte mesmo.

20 minutos depois

- Não falei... Igreja lotada. Vamos ter que ficar em pé. Ainda bem que o padre está um pouco atrasado. Demora mesmo colocar 200 crianças em ordem.

- O sapato está apertando.

- Cale a boca. Olha, estão entrando. E o Júnior? Ah, olha ele lá. Está vendo, Célio?

- Não muito bem.

- Por que será colocar os grandões na frente? Como essas catequistas são desorganizadas.

- Dá até vontade de tirar o sapato...

- Nem seja louco. Sabe quem está atrás de nós? O doutor Felipe e sua esposa.

- E eu com isso? Se fosse o papa...

- Você desligou o gás quando lhe mandei?

- Pela terceira vez: Desliguei.

- A alça desse sutiã está tão apertada...

- Não dá para tirar?

- O quê?

- O sapato. Está muito apertado.

- Faça penitência. Aguente, ora! Olha lá o Júnior recebendo a Comunhão. Tomara que o fotógrafo tire fotos bem bonitas.

Noventa minutos depois

- Cansadinho filho? Está com sede? Papai já vai comprar um refrigerante. Como se sentiu ao receber a hóstia? Ah? Está tão bonitinho...

- Vamos? Não vejo a hora de tirar esse maldito par de sapato.

- Espere. Júnior, conta pra mamãe qual parte de celebração você mais gostou?

- ... Daquela em que o padre falou que fica feio os pais discutirem na frente dos filhos.

- Hummmm, não ouvi. Deve ter sido na hora que senti a alça do sutiã apertando. Vamos pra casa antes que seu pai resolva jogar seu par de sapato na nossa cabeça.