Troca de Farpas

Na hora do almoço, um doutor acadêmico em greve dá de cara com um deputado federal e seus aliados, na praça de alimentação de um shopping sofisticado.

Sem pensar duas vezes, o docente grevista resolve partir para o ataque verbal, indo direto ao assunto sem meias palavras:

- Mas é um absurdo! Uma hora dessas era para o senhor estar em Brasília cuidado dos interesses do povo, ao invés de vir gastar dinheiro comprando artigos de luxo.

- Engraçado... Justo o senhor vir me dizer isso, que pelo que visto, anda bem ocupado percorrendo essas lojas de marca. E que aliás, numa hora dessas, deveria estar ao lado dos seus correligionários, estudando as melhores medidas para garantir um ensino superior qualificado!

- Se o senhor não sabe, deputado, eu e meus companheiros estamos em greve por tempo indeterminado! Buscamos melhoria de salário e reestruturação das nossas universidades que estão sucateadas. Coisa que nesse país parece algo impossível de ser solucionado!

- Bem se vê doutor, o quanto muitos assim como o senhor estão realmente engajados... Não me admira o quanto são empenhados em fundamentar uma onda grevista que pouca, ou quase nenhuma mudança real se efetiva. Por mim, voces deveriam todos voltar imediatamente para o trabalho!

- Como não? Eu passei cinco anos da minha vida numa graduação, para logo em seguida fazer dois anos de especialização. Na sequência, tive que enfrentar ainda mais dois anos num mestrado de arrancar os cabelos. E pra completar a minha sina, me restaram outros dois anos para que pudesse enfim ter o meu doutorado. [...] Com o salário que recebo atualmente, mal posso bancar o condomínio fechado onde minha esposa tanto insistiu em ir morar. Tive que cancelar mais uma viagem internacional para minha filha caçula, que esse ano pretendia fazer uma excursão pela Europa, com algumas amigas do curso de idioma particular. Que diga-se de passagem, me custa uma fortuna mensal. [...] Isso fora o carro do ano que deixei de trocar devido o impasse dessa bendita greve que só se estica! Como vê, motivos de sobra pra reclamar não me faltam.

- Realmente caríssimo doutor, não posso deixar de me solidarizar com seu caso. [...] Mas espere um pouco! Pensei que o maior motivo do seu protesto aqui fosse o fato de não se ter um ensino superior de crédito em nosso país. Só que pelo que estou vendo, são os seus interesses pessoais que falam mais alto.

- E como não poderia deixar de ser? Pelo muito que estudei, era pra estar ganhando igual ou até mais que um deputado!

- Simples. Peça demissão do seu atual cargo, e nas próximas eleições torne-se um legítimo candidato!

--------------------------------------------------

* O Salário dos Docentes das Universidades Federais:

Atualmente, o salário de um professor de início de carreira com graduação (categoria 'auxiliar'), com regime de dedicação exclusiva (DE), correspondente ao menor nível salarial da categoria, é de R$ 2.762,36. Já um professor de início de carreira com doutorado (categoria 'adjunto'), com DE, é de R$ 7.333,67. E por fim, o maior nível remuneratório, corresponde ao professor com doutorado (DE), nível associado IV, chega a R$ 11.755,05.

Fonte: http://antroposimetrica.blogspot.com.br/2012/06/o-salario-dos-docentes-das.html

* Segundo o edital do concurso público utilizado para a elaboração da tabela acima, professores com dedicação exclusiva são os que recebem os melhores salários: um titular com mestrado ganha R$ 7.818 e um titular com doutorado tem remuneração de R$ 11.755.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/23/professor-com-doutorado-recebe-menos-que-um-policial-rodoviario-tabela-com-comparacoes-ganha-destaque-no-facebook.htm

Ito Msa
Enviado por Ito Msa em 01/07/2012
Reeditado em 03/07/2012
Código do texto: T3753999
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.