E VICTOR BRECHERET DESPERTOU!

Só ele, porque a prefeitura de Sampa continua dormindo...e o pior, sonhando.

E o Victor acordou assustadíssimo...com o que fizeram com a sua obra de arte maior!

Que país é esse, ou melhor, de qual cidade estamos falando mesmo?

Hoje, a televisão nos mostrou, indignada, o resultado da lamentável degradação das históricas obras de arte espalhadas pela capital de São Paulo, obras que representam nosso patrimônio de identidade cultural, as quais FINALMENTE a prefeitura admite que foram vítimas de vandalismo, dentre elas o MONUMENTO ÀS BANDEIRAS.

Sequer a placa de reinauguração sobreviveu aos vândalos!

É mesmo? Só agora eles perceberam?

Já faz uns bons anos que aqui escrevi um texto e o enviei à subprefeitura que cuida lá do Ibirapuera, aonde o monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, virou PARQUE DE DIVERSÃO.

As pessoas cavalgam ali todos os fins de semana...e ninguém faz absolutamente nada!

Acredito que nem leram meu texto...ou subestimaram a crítica que eu ali fazia. "Quem será esssa chata?" alguém pensou.

Nem uma resposta, aliás, a resposta me veio hoje pela reportagem da mídia televisiva de grande impacto.

Saibam todos que os heróis do tal monumento estão super fashion, com as unhas pintadas caprichosamente de azul , a la moda francesa, com barba, cabelo e bigode todos bem arrumadinhos como manda o figurino chique do nosso povo culto.

Aonde está a graça?

Acreditem na piada: questionada uma senhora sobre o porquê de não haver fiscalização alguma das obras ao ar livre, talvez seja ela um responsável ser "gestor" da cultura, aqui todo mundo e qualquer mundo é gestor de tudo de todos os mundos, ela assim nos elucidou: "não vedamos o acesso do público às obras porque acreditamos que o povo sabe reconhecer e respeitar uma obra de arte..."

Deus! Ela só pode estar brincando...e quem paga a brincadeira somos nós!

Qu sensibilidade otimista...bem, de fato, o povo sabe pintar o sete bem pintadinho. Povo artista!

Aliás, aproveito o ensejo do meu texto para sugerir ao prefeito que pode ao menos o mato da cidade...para que a escultura do Victor cavalgue mais depressa pelas avenidas esburacadas.

E multa nos cavalos se desrespeitarem as bicicletas!

Afinal, aqui tem espaço planejado para todo mundo trafegar tranquilamente.. Ao menos a obra do Victor tem que andar!

Deveras, foi a única maneira que a prefeitura encontrou para encobrir o nosso lixo a céu aberto...deixar o mato crescer, crescer, crescer...até no entorno do Palácio do Governo...Acreditam?

O jardim da praça Vinicius de Moraes...é um belo exemplar de mato artístico!

Ah sim, e quanto à sensibilidade artística dos gestores e do povo de Sampa, o que cavalga o monumento das Bandeiras aos finais de semana...sugiro captarem a fisionomia dos pobres dos cavalos e dos heróis da obra, que ultimamente me parecem bem cansados com o peso da tamanha sensibilidade popular...

Porém, tenho que admitir: até que ficaram bem no desfile colorido dos novos modelitos da época, todos de batons vermelhos, eles que foram esculpidos num escuro granito que muito bem representa todos os nossos esquecidos mausoléus...inclusive o da insensibilidade que enterrou nossa EDUCAÇÃO.

Tão negligenciada quanto a arte que conta do tudo que já fomos um dia.

Respondam-me, nem que for bem baixinho: que país é esse, hein?