QUAL MODA ESTÁ NA MODA?

É incrível como as pessoas no geral se preocupam com esta coisa de “moda”.

Mais incrível ainda é quando paramos para analisar o mecanismo através do qual a moda se cria.

Quando observo e analiso alguns eventos de moda, como os de “vestuário” por exemplo, fico perplexa com a capacidade de criação eclética dos “artistas” que fazem moda.

Apesar de entender que se lançam apenas tendências de moda, às vezes custo a acreditar que aquela moda “pega”.

Neste contexto, chego à conclusão de que a moda, além de pegar, é uma coisa muito contagiosa...pior que gripe.

E como pega!

Aquilo que você –jura de pés juntos-que não vai “pegar”, não só pega em todos, como pega em você também!

Lançar a moda, ou fazer a moda, nada mais é do que “inventar moda”.

Experimente: pense em algo bem absurdo e depois dê um jeitinho de espalhar que sua invenção é moda.

Se você disser que a moda, a que você acabou de inventar, é moda que está na “moda”, pronto!-a moda pega.

E o que seria da moda se ela não saísse de moda?

Para ser moda... não pode ser moda por muito tempo.

Tem que sair de moda!

Mas nunca podemos jogá-la totalmente no esquecimento, pois moda que é moda de verdade... um dia volta .

E quando retorna nota-se rapidamente que não é mais a mesma, pois moda que se preza, nunca volta na mesma moda: tem que ter algo novo, uma coisinha diferente para despertar novamente aquele gostinho de moda nova, e assim, recicla-se a moda antiga, para uma nova moda!

Quando o assunto é moda, ele é muito mais vasto e universal do que se possa imaginar e não há ninguém neste mundo que não tenha sido alvo ou vítima da moda. E tem moda para tudo!

E quando a moda pega...pegada estará!

Vejamos algumas: a roupa da moda, o sapato da moda, o salto da moda, o tecido da moda, a cor da moda, o cabelo da moda, o perfume da moda, a jóia da moda, o carro da moda, o programa da moda, o esporte da moda, a academia da moda, a comida da moda, a bebida da moda, o restaurante da moda, a dieta da moda, a viagem da moda, o filme da moda, a propaganda da moda, a campanha da moda-inclusive a recente “câncer de mama no alvo da moda!- , a doença da moda, o remédio da moda...o médico da moda, o casamento da moda, o marido da moda, a propaganda da moda, as grifes da moda, aliás, se é grife, já é moda; a igreja da moda...e tem até o “Santo” da moda...(o do pau-oco nunca saiu de moda) que com toda certeza, deve estar neste momento, realizando o milagre da moda.

Ultimamente temos também o corrupto da moda, sempre resgatando a modingha velhaca antiga, com um moderno toque de moda de vanguarda.

Portanto, se você se julgava alguém totalmente“fashion”, sinto decepcioná-lo! Uma nova moda sempre aguarda por você!

E por falar em milagre, me lembrei de que também existe o “político da moda”, que “valha-me Deus”, sempre tem o discurso da moda, para os ingênuos da moda, mas que, para o desespero daquele que acha que a moda não lhe pega, nem sempre percebem que aquela promessa da moda, era só uma invenção de moda.

Assim eu explico porque o político que você jura que está fora de moda... sempre volta a ser moda um dia.

E quando isto acontecer?

-Não se desespere...outras modas virão!

SP, 07/04/2004