Um primo de doidivanio Espertanio que morava em uma cidadezinha pequena do interior Gorobixaba, resolveu tentar a vida na capital do reino,
E logo tentou conseguir um emprego na maior loja de departamentos do Gorobishoping, onde ali podia achar de tudo...

O gerente logo perguntou ao franzino rapaz:

- Você já trabalhou alguma vez na vida?

- Sim, eu fazia negócios na roça.

O gerente gostou do jeitão simplório e direto do rapaz, e disse:

Pode começar amanhã, e no final da tarde venho verificar como você se saiu.

O dia foi longo e árduo para o rapaz. Ao final do dia o gerente chamou todos os vendedores para fazer o relatório do dia.

Primeiro perguntou a Fugirokakombi...

Que logo respondeu:

Fiz 36 vendas, ii vindi *G$ 4.500, OO, im produtos importados.
Du Paraguai

E você Taradania? Indagou o Gerente
Eu vendi G$ 7, 500,00, em preservativos e artigos pra sex- shopping,

E você rapaz Espertanio?
- Quantas vendas você fez hoje?

- Uma!  Pra Sir Aleixenko .

- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia. De quanto foi à venda que você fez?
- Dois milhões e meio de goixas!

- O quê!!!??? Impossível!!! Como vc conseguiu isso?

- Bem, Sir entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa para pescaria pesada. Eu lhe perguntei onde ele ia pescar.  Ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Então sugeri que talvez fosse precisar de um barco, então eu acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha, levei-o a seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.

O gerente levou um susto e perguntou:

- Tudo bem que Sir é um excelente cliente , mas você vendeu tudo isso só pra ele , que queria apenas um anzol pequeno?

- Não senhor, ele entrou aqui, de fato, para comprar um pacote de absorvente para a esposa, e eu disse a ele:

"Já que o final de semana do senhor está perdido, porque o senhor não vai pescar?"




SUENKA AQUINOVA,
Ministra da Moda do Reino de Gorobixaba